Um "pequeno milagre" devolveu Marcos Castanheira aos relvados e aos golos pelo GD Mealhada

Um arranque de grande nível permitiu ao GD Mealhada resolver cedo um jogo que fazia adivinhar muitas dificuldades, na casa da UD Mourisquense (1-3), e segurar a liderança da Zona Sul da 1.ª Divisão. Marcos Castanheira, que já leva 15 temporadas nos 'bairradinos', brilhou com um 'bis', chegando aos sete golos em 2023/2024, entre campeonato e Taça PECOL. Nada mau para quem partiu para esta época sem ter a certeza de poder voltar a jogar.

Aos 33 anos, Marcos continua a escrever a sua história no futebol e a do próprio GD Mealhada, o único clube que representou enquanto sénior. Isso, por si só, pode ser visto como uma vitória, depois de ter sofrido uma lesão grave na temporada passada, que o levou a pensar que não voltaria a pisar um relvado. “Não tinha grandes perspetivas mas, felizmente, as coisas correram bem. Fiz um tratamento com o doutor Luís Ventura, da clínica Statherapy. Pensava que não ia jogar mais, mas ele disse-me que ia conseguir e fez um pequeno milagre. Ainda tenho algumas dores, mas consigo jogar, que era o que eu queria”, explica.

A juntar a isso há ainda o facto de ter sido pai há dez meses e as exigências que o emprego acarretam, porque também há vida para lá dos golos, mas Marcos Castanheira diz-se um homem feliz por poder continuar a calçar as chuteiras e dar o melhor de si pelo GD Mealhada. “O que me faz continuar é o espírito que temos no balneário. Ele faz com que os sacrifícios que fazemos no dia a dia sejam recompensados. Está aí o segredo desta equipa”, acredita o avançado, que ainda no último fim de semana bisou num jogo que se antevia complicado diante da UD Mourisquense.

Uma entrada forte permitiu ao GD Mealhada chegar rapidamente ao 0-2, o que se revelaria decisivo para o rumo que a partida tomou. “Por norma, tentamos entrar muito forte em todos os jogos. É uma das nossas caraterísticas”, nota Marcos Castanheira, acrescentando que a vantagem madrugadora permitiu à equipa “levar o jogo para aquilo que o treinador tinha definido como estratégia”. “O Mourisquense teve mais bola em dada altura, porque assim o permitimos, mas tivemos sempre o controlo total do jogo”, completa.

Apesar de o GD Mealhada liderar, isolado, a Zona Sul, ao cabo de 11 jornadas, o avançado adverte para um “campeonato muito equilibrado, com equipas muito fortes”, que vêm proporcionando uma “luta tremenda pelos lugares de cima”. “O nosso objetivo é encarar cada jogo como fizemos até agora e tentar ganhar sempre. Ainda falta muito campeonato”, remata Marcos Castanheira.

AC Cucujães reforça liderança na Zona Norte
Com um 'bis' de Adriano Silva, o SC Vista Alegre venceu no estádio da AD Valonguense (2-3) e subiu à vice-liderança da Zona Sul da 1.ª Divisão, logo atrás do GD Mealhada. Já o GD Calvão surpreendeu o FC Pinheirense (0-1), numa ronda em que a UD Bustos derrotou a ADCF Santo André por 3-0, com Mamadu Cá a bisar.

A AA Avanca continua a recuperar na tabela, tendo vencido a LAAC por 3-2, enquanto as partidas CCR Válega-ADC Vila Nova de Monsarros e GD Gafanha SAD-AD Valecambrense terminaram empatadas a uma bola.

Na Zona Norte, o AC Cucujães cimentou a liderança ao vencer o GD São Roque por 1-0, com um golo de Miguel Castro perto do fim. O triunfo ganhou outra importância depois de o Relâmpago Nogueirense, que é segundo, ter empatado na casa da vizinha AD Nogueira da Regedoura (2-2), enquanto o Lusitânia de Lourosa FC B bateu a ADC Sanguedo por 4-1, com Raul Filipe a bisar.

Também por três golos de diferença, a ARC São Vicente Pereira triunfou na receção ao SC Paivense (3-0). Por seu turno, Leonel Sobral apontou os dois golos com que a JD Carregosense levou de vencida o CD Arrifanense.

Por fim, FC Macieirense e GD Ronda triunfaram, fora de portas, diante de CDC Macieira de Cambra (0-1) e AD Argoncilhe (1-2), respetivamente.

Fotografia
Direitos Reservados

11 de Janeiro de 2024
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas