FC Cortegaça avança para a segunda fase da 3.ª Divisão Nacional feminina de futebol

Com um dos quatro melhores coeficientes de pontos de entre os segundos classificados da toda a primeira fase, o FC Cortegaça junta-se a CJ Salesiano de Arouca e CD Feirense na série de promoção da 3.ª Divisão Nacional feminina de futebol.

O apuramento do clube de Ovar foi carimbado com um triunfo diante do Nespereira (3-0), que lhe permitiu fechar a primeira fase com os mesmos 21 pontos do líder da Série F, o CJ Salesiano de Arouca, com as arouquenses a terem vantagem no confronto direto entre ambos.

Para além do FC Cortegaça, também as Águias Negras de Tabuadelo, o A-Dos-Francos e o Valadares Gaia B garantiram uma vaga na segunda fase da 3.ª Divisão Nacional, incluídos no lote dos melhores segundos classificados da fase inicial.

Na Série G, a JuveForce bateu o NEGE (3-0), com Salomé Rodrigues a bisar, enquanto o CD Feirense, que já havia garantido o primeiro lugar, ganhou na Murtosa (1-9), num jogo em que Rute Silva, Flávia Marinho, Mónica Cavaco e Maria Santos bisaram. Já o AC Cucujães recuperou de uma desvantagem de dois golos para empatar na receção ao Académico de Viseu (2-2), graças ao 'bis' de Cátia Reis.

Os sorteios da segunda fase da 3.ª Divisão Nacional e da Taça Nacional Feminina de Promoção, que reúne as equipas que não atingiram a série de subida, realizam-se esta quinta-feira.

Quanto à Liga BPI, o Clube de Albergaria/Durit subiu à 9.ª posição depois de ter levado de vencida o Famalicão, por 2-1. Andreia Freitas, com um golo apontado ao minuto 86, decidiu o encontro.

No que toca à 2.ª Divisão Nacional, o Lusitânia de Lourosa FC foi derrotado pelo Vitória FC (0-4), em jogo a contar para a fase de manutenção da prova.

Em Sub-19, Luana Barata bisou no triunfo o Clube de Albergaria diante do Marítimo (4-2), para a Liga, enquanto o CD Feirense goleou a EFF Guarda para a Série C da 2.ª Divisão. O grupo é liderado pelo Académico de Viseu, que derrotou o NEGE por 7-1. Nádia Pereira apontou o tento de honra das gafanhenses.

*Este artigo retifica um inicial em que era referido, erradamente, que a JuveForce se tinha apurado para a segunda fase da 3.ª Divisão Nacional feminina de futebol. De facto, a JuveForce foi o quarto segundo classificado da fase inicial com mais pontos somados (23). No entanto, o apuramento dos quatro melhores segundos classificados da primeira fase é feito de acordo com o coeficiente de pontos obtidos (total de pontos conquistados divididos pelo número de jogos efetuados), de forma a colocar em plano de igualdade séries compostas por cinco e seis equipas. Pelo lapso, pedimos desculpa, tanto aos clubes visados como aos utilizadores da AFA TV.

17 de Janeiro de 2024
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas