Famalicão supera-se para voltar ao principal escalão de Aveiro

À despromoção à 2.ª Divisão Distrital, na época passada, seguiu-se a reestruturação do plantel, a consolidação do projeto e, finalmente, o título de campeão. Ainda invencível na prova, o Famalicão venceu a Série D do segundo escalão com autoridade, pese embora a juventude de um plantel construído praticamente de raiz no arranque da temporada. Paulo Lapa é um treinador orgulhoso, e promete uma equipa igual a si própria na fase de apuramento do campeão desta divisão.

Acabou por ser curto o regresso do Atlético Clube Famalicão ao escalão secundário da AFA, ainda que as expetativas iniciais não fossem tão ambiciosas quanto isso. “O primeiro objetivo, em função de praticamente todo o plantel da época anterior ter saído, foi o de criar uma equipa para competir, que dignificasse a instituição”, conta Paulo Lapa, que foi obrigado a redefinir objetivos ao longo da época.

“A partir do momento em que nos colocámos na primeira posição, à quinta jornada, quisemos manter-nos aí”. O desejo foi tal que o Famalicão não mais largou a liderança, às custas de uma campanha impressionante, com vinte triunfos e três empates nas 23 jornadas já disputadas.

Paulo Lapa não se diz surpreendido com a campanha da sua equipa, mas admite alguma admiração pela “maturidade que os jogadores apresentaram”, até porque “só seis deles têm mais de 22 anos”. “Tiveram uma evolução fantástica. Estão mais maduros e confiantes”, sublinha.

O título da Série D, “um prémio mais do que merecido para os jogadores”, foi confirmado no passado domingo, com um empate diante do segundo classificado, Calvão (1-1). “Foi o festejo natural. O tempo é que não ajudou, porque choveu muito, o que não permitiu termos a casa cheia. Estávamos ansiosos para que chegasse o dia da confirmação”, conta o técnico.

Alcançada a subida à Divisão Pro-Nacional, o Famalicão ainda não pensa muito na decisão do título da 2.ª Divisão Distrital. “Vamos encontrar equipas fortíssimas, com argumentos diferentes, mas vamos lutar”, limita-se a dizer Paulo Lapa, que prefere salientar que “o plantel do Famalicão tem 23 jogadores, que não ganham absolutamente nada”, e “que vão querer mostrar o que conseguem fazer”. “No futebol, tudo é possível”, remata o treinador.

Canedo e Ovarense perto de fecharem o quadro dos campeões
Ainda na Série D, a JuveForce-Ponte de Vagos aproveitou a igualdade entre o dois primeiros classificados para se aproximar do segundo lugar. Venceu na casa do Carqueijo por 2-1, bisou Diogo, e ficou a um ponto do vice-líder Calvão.

Na Série A, o Canedo pode garantir matematicamente o primeiro lugar. Para tal, basta vencer, no próximo domingo, a Geração Rui Dolores. Na última jornada, os canendenses aproveitaram a folga do Mansores para fugirem um pouco mais no topo da tabela. Diante do Fiães B, um golo solitário de Fernando Jorge, de grande penalidade, decidiu o jogo.

Igualmente a um triunfo do título da Série B está a Ovarense, que se vencer em Macieira de Cambra, no próximo fim de semana, também festeja a subida de divisão. Com o vice-líder S. Vicente Pereira a folgar, o conjunto de Ovar derrotou, em casa, o Arrifanense, por 3-0.

Finalmente, na Série C, o já campeão Vista Alegre segue intratável. Na receção ao Rocas do Vouga, mais um triunfo, desta feita por 4-1.

Fotografia
Atlético Clube Famalicão

28 de Março de 2017
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas