Vasco Lima sobre o bom momento da AD Valecambrense na 1.ª Divisão: "Sabíamos que esta fase poderia chegar"

A viragem do ano trouxe a melhor versão da AD Valecambrense na atual temporada. A equipa orientada por Bruno Guima ainda não perdeu em 2024 e vai numa série de cinco jogos consecutivos sem sofrer derrotas para a 1.ª Divisão Distrital, o último dos quais frente à AD Valonguense, que bateu por 2-1. Vasco Lima foi o autor do golo que decidiu a partida e mostra-se esperançado numa segunda metade de temporada positiva: “Não vamos tarde para nada”.

A um arranque de época difícil e com vários percalços, a AD Valecambrense vem respondendo de forma assertiva. O conjunto de Vale de Cambra está invicto há cinco jornadas, com um triunfo frente ao líder GD Mealhada pelo meio, uma sequência que lhe permitiu deixar os últimos lugares da Zona Sul do segundo escalão aveirense.

“Acabámos bem o ano de 2023, com uma vitória, e isso pode ter ajudado a entrar no novo ano de uma melhor forma”, nota Vasco Lima, que se estreou a marcar neste produtivo mês de janeiro, tanto para si quanto para a equipa como um todo. “Sabíamos que esta fase poderia chegar. Em muitos dos jogos que perdemos, tínhamos oportunidades, mas não tínhamos sucesso a finalizar e cometíamos erros”, explica, salientando que a AD Valecambrense tem “uma equipa jovem e com muita qualidade”, que está empenhada em conseguir “o melhor para o clube”.

Vasco Lima vê nos “níveis de concentração mais elevados”, evidenciados pela equipa nos últimos tempos, uma das explicações principais para o bom momento atual. Foi isso que aconteceu, também, no último domingo, diante da AD Valonguense, num “jogo equilibrado” que o conjunto de Vale de Cambra foi capaz de resolver no momento certo.

“Este campeonato resume-se muito às bolas paradas e o meu golo foi dessa forma. Foi num canto, em que a bola sobrou para o segundo poste”, conta Vasco Lima, que vem formando uma dupla sólida no meio-campo da AD Valecambrense com Gabriel Brás.

Aos 23 anos, e depois de duas temporadas que “não correram como esperava” no Campeonato SABSEG, o médio encontrou na 1.ª Divisão os minutos de que necessitava para “voltar a ganhar confiança”, num clube que lhe diz muito. “O Valecambrense foi a equipa que me acolheu no meu primeiro ano de sénior e o treinador já me tinha treinado na formação. Abracei o projeto”, explica o fã de Sergio Busquets, João Palhinha e Rodri.

Fora dos relvados, Vasco trabalha como operador fabril. “Muita gente aqui sabe que eu jogo e acompanha-me. Só é difícil chegar ao trabalho e ouvir as pessoas a dizer que perdemos...”, diz, num tom casual. Ultimamente, não tem sido esse o caso.

GD Mealhada retoma liderança a sul
O triunfo da AD Valecambrense na receção à AD Valonguense (2-1) deixa a equipa de Vale de Cambra no 9.º lugar da Zona Sul, que volta a ser comandada pelo GD Mealhada. Os 'bairradinos' derrotaram a ADC Vila Nova de Monsarros por 3-0, com um 'bis' de Roberto Branco, e capitalizaram o desaire do SC Vista Alegre em Pinheiro da Bemposta (1-0), num jogo resolvido por Isnaba Ié.

Os encontros GD Gafanha SAD-LAAC e CCR Válega-ADCF Santo André terminaram empatados a uma bola, enquanto UD Mourisquense e GD Calvão não saíram do nulo. Já a AA Avanca derrotou a UD Bustos por 2-0, com tentos de João Carvalho e José Silva.

Na Zona Norte, o líder, AC Cucujães, bateu o Relâmpago Nogueirense (2-1) e manteve os quatro pontos de avanço para a JD Carregosense, que levou de vencida a ADC Sanguedo por 2-0. O pódio fica completo com a ARC São Vicente Pereira, que venceu em Arrifana (0-1) com um golo em cima do minuto 90.

Com golos de Miguel Costa e Moutinho Correia, o Lusitânia de Lourosa FC B bateu o CDC Macieira de Cambra (2-0), enquanto SC Paivense e FC Macieirense venceram nos redutos de AD Nogueira da Regedoura (2-3) e AD Argoncilhe (0-3), respetivamente. Por fim, o jogo entre GD São Roque e GD Ronda terminou empatado a dois golos. Daniel Familiar bisou pelos oliveirenses.

Fotografia
AD Valecambrense

1 de Fevereiro de 2024
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas