Universidade de Aveiro quer fazer boa figura na estreia nos Jogos Europeus Universitários

Campeã nacional universitária em título, a equipa de futebol feminino da Universidade de Aveiro encara com grande expetativa a estreia nos Jogos Europeus Universitários, que se realizam em Coimbra, entre 15 e 28 de julho. “Vamos lutar pela vitória em cada jogo”, atira a capitã, Carolina Luís, que fala de uma experiência enriquecedora a vários níveis.

O primeiro passo foi quebrar um enguiço que durava desde 2016. Na Covilhã, naquela que foi a terceira final consecutiva diante a então hexacampeã Universidade do Porto, as aveirenses venceram por 2-0 e garantiram uma vaga nos Jogos Europeus Universitários, juntamente com a anfitriã Universidade de Coimbra. “Já lutávamos por isto há muito tempo. Foi merecido”, refere Carolina Luís.

A Universidade de Montpellier, de França, é o alvo a abater, já que conquistou as duas últimas edições da prova. A ela juntam-se as Universidades de Sogn og Fjordane (Noruega), de Viena (Áustria), de Nijmegen (Holanda), de Munique (Alemanha), de Lausanne (Suíça), de Valencia (Espanha), de Toulouse III- Paul Sabatier (França), da Sibéria (Rússia) e de Frankfurt (Alemanha).

De Aveiro parte uma equipa motivada, que espera fazer boa figura na competição. “É a nossa primeira vez num Europeu e numa competição com esta dimensão. Apesar de jogarmos no nosso país, não creio que sejamos favoritas”, explica a capitã das aveirenses. Para lá da vertente competitiva, haverá espaço para “convívio e momentos de maior descontração”, sempre importantes em competições deste género.

Carolina Luís, que está no último ano do curso de Engenharia e Gestão Industrial, é uma das quatro atletas convocadas que pertencem aos quadros do Clube de Albergaria, que milita na Liga Allianz. Joana Batista, Patrícia Oliveira e Marta Fernandes são as restantes, às quais se juntam Viviana Gouveia, do Ferreirense, e Noémia Baptista, que na época passada representou o Cesarense no Campeonato de Promoção. Numa equipa que junta atletas do futebol e do futsal, realce, igualmente, para a presença de Inês Vaz, do Gafanha, que integrou o cinco ideal da última edição do campeonato distrital de Aveiro. Tatiana e Chloé, da Académica, e Carla Abreu, do Núcleo do Sporting de Pombal, completam a lista de jogadoras chamadas pelo técnico Manuel Almeida.

A equipa viaja no próximo sábado para Coimbra, altura em que fará um treino de adaptação ao relvado. No dia seguinte iniciará a participação na competição de futebol de 7, que tem a final agendada para o dia 28 de julho.

Fotografia
Direitos Reservados

18 de Julho de 2018
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas