Uma temporada eternizada numa gala para mais tarde recordar

A IV Gala da Associação de Futebol de Aveiro, realizada na noite de 22 de junho, juntou cerca de 900 pessoas no Parque de Exposições de Aveiro e consagrou Artur (Beira-Mar), Tiago Ribeiro (Bairros), Alexandra Henriques (JuveForce) e Sara Cruz (Lusitânia de Lourosa) como atletas do ano, nas respetivas modalidades. Rui Quinta, no futebol, e José Magalhães, no futsal, foram os treinadores do ano.

A cerimónia abriu com uma homenagem aos clubes fundadores da Associação de Futebol de Aveiro. Seguiram-se os prémios relativos ao trabalho desenvolvido nos escalões de formação, que foram entregues à P8 Academia Futsal, ao Clube Desportivo Pateira, ao Grupo Desportivo Novasemente, ao Sport Clube Beira-Mar, ao Branca Activa Sport Clube, ao Grupo Desportivo da Gafanha, à Associação Desportiva Travassô, à Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes e ao Futebol Clube Barcouço no futsal, e à Associação Desportiva Sanjoanense, à Escola de Futebol Rui Dolores, à Associação Recreativa Cultural São Vicente Pereira, ao Clube Desportivo Furadouro, ao Grupo Desportivo Fajões, ao Centro Juvenil Salesiano Arouca, ao Futebol Clube Bom-Sucesso, ao Atlético Clube Cucujães, ao Futebol Clube Cortegaça e à Associação Desportiva Taboeira no futebol.

No futsal feminino, o Lusitânia de Lourosa dominou as escolhas do cinco ideal da temporada com a presença de Estafânia Santos, Juliana Rodrigues, Raquel Vasco e Sara Cruz, que pelo segundo ano consecutivo ganhou o prémio de atleta do ano. Inês Oliveira, do Gafanha, completa a equipa do ano.

Passando para os relvados, Alexandra Henriques, atacante do JuveForce, foi eleita a melhor jogadora da temporada. O melhor 7 da época fica completo com a guarda-redes Íris Esgueirão (NEGE), as defesas Ana João (Cucujães) e Bruna Gomes (Ovarense), as centrocampistas Joana Gomes (Ovarense) e Ana Nogueira (Fiães) e a avançado Ana Silva (Murtoense).

No futsal masculino, o Bairros, que venceu todas as competições distritais que disputou em 2018/2019, viu cinco atletas seus comporem o 5 ideal. Foram eles Guilherme Silva, Paulo Monteiro, André Pechelim, Tiago Lourenço e Tiago Ribeiro, que foi eleito o atleta do ano. David Mota (ARCA), autor de 32 golos, foi o melhor marcador do Campeonato Grande Hotel de Luso, e José Magalhães (Bairros) o melhor treinador. O golo do ano foi apontado por Boxer, da ADREP.

Quanto ao futebol, o Beira-Mar, vencedor do Campeonato SABSEG e da Supertaça de Aveiro, esteve em maioria na eleição do melhor 11 do ano, que conta com o guarda-redes Maringá, o central Diego, os médios Mathieu e Pedro Aparício, e os avançados Rodrigo e Artur, sendo que este último foi eleito o jogador do ano. A equipa do ano fica completa com Ruben Gomes (São João de Ver), Nuno Martins (Bustelo), Breno (Esmoriz), Carlos Castro (Pampilhosa) e Zé Leite (Avanca). Com 25 tentos, Mário (Bustelo) foi o artilheiro do Campeonato SABSEG. O melhor golo da temporada foi da autoria de Zé António, do São João de Ver, com um pontapé de bicicleta diante do Alvarenga.

O treinador do ano foi Rui Quinta, que conduziu o Sporting de Espinho à conquista da Série B do Campeonato de Portugal. Já o São Jacinto recebeu o prémio referente ao título de campeão da edição do ano passado do AFA Beach Soccer, enquanto Vasco Santos, treinador dos juniores do Travassô, o Alvarenga, a Casa do Benfica de Aveiro, João Pedro Rodrigues, auxiliar do PCS do Bairros, e João Flamengo, atleta dos traquinas A do Eixense, foram agraciados pelos cartões brancos que viram na última temporada. Cláudio Pereira, no futebol masculino, Sandra Bastos, no futebol feminino, e Nuno Oliveira, no futsal, foram eleitos os árbitros do ano.

Houve ainda espaço para atribuição de um mérito desportivo, devido à primeira convocatória para a Seleção nacional, a Daniela Freitas (Lusitânia de Lourosa) e Ana Oliveira (Gafanha), nas Sub-17 de futsal feminino; Sérgio Monteiro, Francisco Silva e Israel Ferreira (Beira-Mar), nos Sub-17 de futsal masculino; João Tavares (PARC) e André Ferreira (Ossela), nos Sub-15 de futsal masculino; Ana Silva, Constança Fernandes (ambas do Clube de Albergaria) e Íris Esgueirão (NEGE), nas Sub-15 de futebol feminino; e Alexandre Santos, Guilherme Lopes, Gustavo Barros e João Coelho (Feirense), nos Sub-15 de futebol masculino.

As rádios Voz da Ria e Regional de Arouca e os jornais Diário de Aveiro e Região de Águeda foram distinguidos na categoria de comunicação social, ficando o Sosense com o prémio AFA Social. Quanto ao Prémio Dedicação foi entregue a Benjamim Sousa Vieira (Fiães) e Álvaro Faz Ferreira (Fermedo). Os municípios de Aveiro, Murtosa, Ílhavo e Santa Maria da Feira foram agraciados pela colaboração institucional prestada ao longo da temporada.

*Texto editado às 11h36 do dia 23/06 com a retificação do mérito desportivo aos atletas que foram convocados pela primeira vez para as Seleções nacionais, e não pela sua primeira internacionalização como estava incorretamente descrito

23 de Junho de 2019
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Twitter
Facebook
Notícias Mais Lidas