Um arranque arrebatador aliviou a pressão e levou o Anadia FC à conquista da Série D do Campeonato de Portugal

O Anadia FC tinha como objetivo no início da época garantir um lugar na Liga 3, mas um arranque vitorioso e consistente na Série D do Campeonato de Portugal levou a equipa comandada por Miguel Valença a acreditar na possibilidade de chegar à fase de acesso à Liga Portugal 2 SABSEG, que haveria de se consumar. O plantel soube aliviar a pressão da liderança e não quebrou nas últimas jornadas, segurando-se no topo da tabela. Agora “vai continuar a sonhar”, garante o treinador.

Miguel Valença assume que a performance da sua equipa em quase dois terços no campeonato foi preponderante para terminar a prova na liderança, sempre com um comportamento defensivo “excecional”. A primeira derrota aconteceu apenas ao 13.º jogo, diante do SC São João de Ver, numa fase em que os “trevos” apenas tinham cinco golos sofridos. “As casas começam a construir-se pela base e nunca pelo telhado. Perante as prestações defensivas que fomos tendo, sabíamos que se marcássemos um golo íamos estar ainda mais perto de vencer. Fomos coesos a nível defensivo numa primeira fase, mas até nem acabámos a competição com a melhor defesa da Série D”, revela.

O treinador admite que a equipa “nunca pensou no 1.º lugar, apenas em trabalhar para vencer a cada jornada” de forma a garantir a presença na fase de apuramento para a Liga 3. “No final, fizemos as contas e acabámos no topo da tabela, mas nunca tivemos a pressão de sermos líderes. Com o desenrolar da época e com a nossa ambição sentimos que podíamos manter-nos no topo. Foi semana após semana a lutar como se fosse uma final, sabendo que quem estava atrás de nós ia tentar sempre morder-nos os calcanhares”, explica.

Apesar da consistência demonstrada na fase inicial da competição, o Anadia FC acabaria por sofrer duas derrotas consecutivas, diante da AD Sanjoanense e no jogo em atraso da 9.ª jornada com o Castro Daire. Na altura, a equipa liderava a Série D com dois pontos de vantagem sobre o Canelas 2010 e foi necessário dar “uma resposta forte”. “São fases. Tivemos os nossos deslizes em casa porque as outras equipas também têm qualidade, mas soubemos reagir e o 1.º lugar passou a ser um objetivo”, afirma.

O Anadia FC conquistou o direito de disputar o acesso à Liga Portugal 2 SABSEG, fase na qual terá como adversários o Pevidém, o Trofense e o Braga B. Miguel Valença acredita que “tudo é possível” nesta altura da prova e, mesmo não considerando a sua equipa favorita à subida ao segundo escalão do futebol nacional, promete “continuar a sonhar” com esse desfecho. “O objetivo da Liga 3 está concretizado, mas temos a nossa ambição. Serão seis finais para as quais queremos estar preparados ao máximo”, conclui.

Fotografia
Anadia FC

13 de Abril de 2021
Vítor Hugo Carmo
geral@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas