Treze clubes de Aveiro certificados como Entidades Formadoras

Treze clubes aveirenses foram certificados pela Federação Portuguesa de Futebol como entidades formadoras, um processo que visa avaliar e contribuir para a melhoria do processo de formação dos jovens atletas. O objetivo da Associação de Futebol de Aveiro (AFA) passa por fechar o atual mandato com mais de 80% dos clubes certificados.

Após uma fase inicial em que 60 entidades formadoras foram certificadas em todo o país, a maioria dos quais clubes a competir nos campeonatos profissionais, o processo abriu-se, na temporada passada, a todas as coletividades que promovam atividade de futebol e/ou futsal para jovens até aos 19 anos.

Da avaliação feita aos candidatos aveirenses saíram as certificações de União Desportiva Oliveirense (5 estrelas), Clube Desportivo Feirense (5 estrelas), Associação Desportiva Sanjoanense (4 estrelas), Associação Atlética de Avanca (4 estrelas) e Associação Desportiva Taboeira (3 estrelas), no futebol, e Grupo Recreativo e Cultural Dínamo Sanjoanense (3 estrelas), Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes (3 estrela), Atlético Clube do Luso – Escola de Futsal (2 estrelas), Clube Desportivo Pateira – Escola de Futsal (2 estrelas), Associação Cultural e Recreativa de Vale de Cambra (Centro Básico de Formação de Futsal reconhecido pela FPF), Centro Cultural e Recreativo de Maceda (Centro Básico de Formação de Futsal reconhecido pela FPF) e Clube Desportivo Arrifanense (Centro Básico de Formação de Futsal reconhecido pela FPF), no futsal. O Lusitânia Futebol Clube juntou a avaliação de 4 estrelas nos relvados à de Centro Básico de Formação de Futsal reconhecido pela FPF.

Carlos Miragaia, diretor técnico da AFA, refere que “os clubes já entenderam a importância desta certificação” e adianta que “há muitos mais com processos avançados”. “O objetivo é terminar o atual mandato com mais de 80% dos clubes certificados”, sublinha.

O processo de certificação de entidades formadoras iniciou-se em 2015, tornando-se num fator obrigatório para que os clubes pudessem registar contratos de formação desportiva. De lá para cá, evoluiu para um modelo de qualificação dos processos de formação dos praticantes, bem como da organização desportiva dos clubes.

Para além disso, a certificação como entidade formadora é uma das exigências para os clubes receberem dividendos de transferências de atletas que passaram pela sua formação e poderem participar nos campeonatos nacionais, sendo que a medida entra em vigor na temporada 2020/2021.

Fotografia
Direitos Reservados

3 de Julho de 2019
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas