Toninho estreia-se no futebol sénior com um ‘reset’ no projeto da Geração RD

Consumada a descida na última época, a Geração RD decidiu apostar numa estreia para a disputa da 2.ª Divisão Distrital. António Mendes, Toninho para o mundo do futebol, transita para uma equipa sénior e tem a missão de ajudar a reformular o projeto desportivo do clube de Travanca.

Depois de vários anos ligado aos escalões de formação, o antigo jogador prepara a estreia no mais alto patamar etário, numa missão que envolve “uma nova forma de pensar o clube”. “O presidente endereçou-me o convite e o projeto foi-me apresentado também num contexto de oportunidade para mim. O projeto passa por fazer um “reset” daquilo que existia até aqui e ir à procura daquilo que acreditamos ser o mais apropriado para este contexto, com os valores do compromisso, da seriedade e da ambição pelo jogo e pela prática do mesmo”, explica.

O técnico antevê “um projeto desafiante, porque será construído praticamente do zero”, e “muito motivador”, com “um plantel com atletas que querem ainda alguma coisa do futebol e ambicionam trabalhar de forma séria em busca de uma oportunidade num contexto diferente”.

Garantido estar “extremamente motivado”, Toninho sublinha “uma oportunidade que não podia deixar escapar, porque a entrada no futebol sénior é difícil e devemos aproveitar quando a chance surge, lutando por ela”.

“Temos muitos atletas que estão no primeiro ano de sénior e a ideia passa por aproveitar um pouco da minha experiência no futebol de formação para recrutar alguns jogadores do escalão de juniores. Para além disso, procuramos recrutar alguns jogadores que se cruzaram comigo no meu tempo de atleta e que possam ajudar. Estamos a tentar montar um plantel competitivo e capaz de levar o barco a bom porto”, atesta o técnico, que se mostra “um treinador com os pés bem assentes na terra no que diz respeito a ambições e objetivos”:

“Acredito que o jogo deve ser visto de forma simples, e que devemos ser sérios e trabalhar dentro das nossas capacidades para o tentar ganhar. Vamos preparar semanalmente cada jogo para o tentar vencer, sabendo desde logo das nossas capacidades e limitações, e tendo em conta as virtudes e mais-valias do adversário”.

Com a ambição de tornar a equipa “o mais competitiva possível” e capaz de “lutar pelos três pontos em todos os jogos”, o treinador espera “um campeonato muito competitivo” e adverte que “o contexto da 2.ª Divisão Distrital é difícil”, tendo por base “equipas que se agarram muito à alma, à emoção e à paixão pelo jogo”.

“Este campeonato é rico na competitividade, na agressividade – no bom sentido –, na luta e na disputa. Tenho a certeza absoluta de que todos os jogos serão muito difíceis e é isso que tento transmitir aos meus jogadores, porque sei que todos os desafios serão interessantes”, remata.

Plantel da Geração RD
Guarda-Redes:
Hélio Buffon e Rúben Dolores;
Defesas: Bruno, Gabriel, Balona, Samuel, Lopes, Jonas, Igor Costa e Nelsinho;
Médios: Luís Pinho, Mauro, Campelo, Manuel, Vieirinha e Paulinho;
Avançados: Bazuca, Plácido, Resende, Igor, Luisinho e André.

Fotografia: Direitos Reservados

13 de Setembro de 2022
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas