Tika é sinónimo de golos no Campeonato SABSEG: "O mérito é também da equipa"

Os fãs do Campeonato SABSEG há muito que associam o nome de Tika a golos, tanto pela quantidade, como pela forma vistosa como muitas vezes os marca. O que poucos saberão é que a alcunha que eternizou Paulo Almeida no futebol deriva da mãe, bem como as referências na modalidade que foi encontrando ao longo de uma carreira passada, sobretudo, pelo distrito de Aveiro.

Se lhe dissermos que, por esta altura, Paulo Almeida é o artilheiro do SC Alba e o segundo melhor marcador do Campeonato SABSEG, com 11 golos, muito provavelmente terá dificuldade em associar um rosto ao nome. Se, por outro lado, o nomearmos como Tika, as dúvidas dissipar-se-ão de forma quase instantânea. O apelido vem dos tempos de infância e é inspirado na mãe. “Ela tinha o apelido de 'Tika Taka' e, na escola, um colega começou a chamar-me como Tika. Ficou”, conta o avançado.

O cognome transformou-se em sinónimo de golos, alguns deles de antologia, com muitos chapéus à mistura. Na última jornada do Campeonato SABSEG, em Bustelo, completou um 'hat-trick' no triunfo do SC Alba por 0-3. Em mais uma tarde inspirada, no lance do segundo golo, um livre ainda longe da baliza adversária, encheu-se de fé para tentar a sua sorte, e essa 'estrelinha' também brilhou. “Era o Diogo André quem ia rematar, mas pedi-lhe para bater e ele deixou. Tive um bocado sorte, porque a minha intenção era rematar em força para o lado do guarda-redes”, recorda.

No último domingo, Tika apontou o segundo 'hat-trick' da temporada, num “dos melhores inícios” de temporada da carreira, assume. “Mas não jogo sozinho, o mérito não é só meu. É também da equipa e de quem me mete a bola”, apressa-se a acrescentar.

Aos 33 anos, Tika vai deixar, em Aveiro, um legado de goleador que perdurará no tempo. Apesar dos muitos golos que foi marcando, ano após ano, teve apenas duas oportunidades para mostrar o seu valor nos campeonatos nacionais, pelo Anadia FC e o RD Águeda. ”Fui um jogador com pouca sorte, nunca tive um empresário que me ajudasse”, desabafa, sem com isso lamentar a sua sorte. “Isso não me deixa desiludido. Tive propostas de campeonatos acima, de clubes semiprofissionais, mas financeiramente eram muito inferiores”, diz, garantindo que, para si, “a idade é só um número”: “Vou continuar a trabalhar para conseguir dar sempre uma boa resposta”.

O seu percurso levou-o a partilhar o balneário com jogadores que viriam a tornar-se em referências, como Marcelo Santiago, “o melhor ponta de lança que apanhei”, ou Mário, que “faz golos de outro mundo”. “Somos quase da mesma idade e é a treinar que se vê a qualidade dos jogadores. Gosto da maneira como finalizam”, pormenoriza.

A vitória do SC Alba na casa do SC Bustelo permite ao conjunto de Albergaria-a-Velha subir alguns lugares na tabela classificativa e interromper uma série de seis jogos consecutivos sem vencer para o Campeonato SABSEG. “Este vai ser um ponto de viragem”, acredita Tika, vincando que a forma como está a decorrer a atual temporada “não espelha a qualidade do plantel”. “Pela forma como trabalha ao longo da semana, a nossa equipa precisava de uma vitória assim”, remata.

Fotografia
SC Alba

30 de Novembro de 2023
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas