Tiago Martins voltou ao futebol para ajudar, com golos, à recuperação do CCR Vila Viçosa

Nos últimos dois jogos, Tiago Martins marcou por cinco vezes, tornando-se numa figura importante da boa fase que o CCR Vila Viçosa atravessa na 2.ª Divisão Distrital de futebol. São já duas vitórias consecutivas para a equipa de Arouca, a última por 5-0, frente ao NEGE Sub-23, com um 'hat-trick' do avançado que voltou recentemente ao futebol 'desafiado' pelo amigo, João Traquina. Um regresso, até ver, triunfal.

Aos 32 anos, Tiago Martins continua a jogar “mais pelo prazer, tentando sempre fazer o melhor”. Uma paixão que vem desde a adolescência e que, quando emigrou para França, o ajudou a integrar-se numa realidade que desconhecia. “Joguei em campeonatos amadores, era só mesmo pelo gosto pelo futebol. Isso tornou (a integração) muito mais fácil porque consegui fazer mais amigos”, conta.

Entretanto, decidiu voltar a Portugal para criar uma empresa de comércio ligada ao ramo automóvel. O 'bichinho' do futebol, porém, nunca morreu e levou-o até ao CCR Vila Viçosa. “Tinha um colega lá, o João Traquina, com quem joguei nas camadas jovens do Centro Juvenil (Salesiano de Arouca). Ele perguntou-me se queria ir para o clube. Treinei algum tempo e propuseram-me assinar”.

Tiago não demorou a aceitar o desafio e a criar impacto na equipa, tendo apontado cinco golos nos últimos dois jogos, em que os arouquenses venceram a AD Santiais (3-0) e o NEGE Sub-23 (5-0). “Tem corrido nem, mas o mérito não é meu, é da equipa”, apressa-se a dizer.

Para trás ficou uma fase dura, com 14 jogos seguidos sem vencer, juntando o campeonato e a Taça de Aveiro. “No futebol, são 11 contra 11, mas muitas vezes a mentalidade faz a diferença. Estar sempre a perder não ajuda à moral da equipa, mas depois de termos ganho dois jogos, podemos melhorar até ao fim da temporada”, acredita o avançado, que espera ver o clube, “na próxima época, voltar com objetivos melhores”.

Ainda por cumprir está o desejo de estrear o novo relvado sintético no Parque de Jogos de Vila Viçosa. “Se calhar, ainda o vamos conseguir fazer esta época porque os trabalhos estão a acabar. Isso seria importante para o clube, que espera há muito tempo pelo piso sintético. Em Arouca, todos os clubes têm piso sintético, menos o Vila Viçosa”, remata Tiago Martins.

Ronda recheada de golos
A 24.ª jornada da Zona Norte da 2.ª Divisão Distrital de futebol juntou os dois primeiros classificados, GD Fajões e ADC Sanguedo, que empataram a duas bolas. Na última meia hora, a equipa de Santa Maria da Feira conseguiu recuperar de uma desvantagem de dois golos, criada pelo 'bis' de Paulinho.

O desfecho foi aproveitado pelo terceiro classificado, FC Macieirense, que bateu a ARC São Vicente Pereira Sub-23 por 4-0, com Soares a assinar um 'hat-trick'.

O CDC Macieira de Cambra deu a volta a uma desvantagem de dois golos em Rocas do Vouga, derrotando a equipa Sub-23 local por 2-4, enquanto o Caldas de São Jorge SC venceu a AD Santiais (0-4) e o GD Milheiroense triunfou na casa do AC Cucujães Sub-23 (1-2). Por fim, os jogos CCR São Martinho-Florgrade FC B e UD Fermedo-CCR Válega terminaram empatados a uma bola.

Na Zona Sul, um golo de Fecha, ao minuto 10, permitiu ao líder, FC Vaguense, superar a ADC Sosense por 1-0 e manter a vantagem para a AA Macinhatense, que bateu a ADCF Santo André por 3-1, com Roniffer Marinho a bisar.

O CRC Rocas do Vouga, que completa o pódio, levou de vencida do RD Águeda Sub-23 por 2-1, resultado com que a AR Aguinense superou o GD Águas Boas e o FC Bom-Sucesso Sub-23 triunfou perante o GD Beira-Vouga.

Com Cristiano Pires a bisar, o SC Carqueijo derrotou o AC Famalicão por 3-0, numa ronda em que a AD Requeixo bateu o Mamarrosa FC por 4-2. O encontro entre FIDEC e ADC Sanguedo Sub-23 foi adiado para o dia 13 de abril.

Fotografia
CCR Vila Viçosa

3 de Abril de 2025