Tiago Fernandes reconhece “grande responsabilidade” por arbitrar final da Taça PECOL

O árbitro Tiago Fernandes sente que a nomeação para a final da Taça PECOL é “uma grande honra e o reconhecimento do trabalho e dedicação à arbitragem”, mas também representa “uma grande responsabilidade e confiança”, por parte do Conselho de Arbitragem da AFA, na equipa que lidera. O jogo opõe o SC Alba ao CD Estarreja, pelas 17 horas deste sábado, no Estádio Carlos Osório, em Oliveira de Azeméis, e tem transmissão em direto no canal de Youtube do Canal 11.

Tiago Fernandes adianta que “a preparação exigida é parecida com (a de) outros jogos”, mas, tratando-se de uma final, “em que o ambiente é de festa e as emoções estão à flor da pele”, ela obrigará a “uma maior concentração, foco e rigor” por parte da equipa de arbitragem.

A abertura dada aos árbitros de Aveiro em abordar muitos dos jogos decisivos da temporada “contribui para um ambiente mais saudável”, acredita Tiago Fernandes. “Quando os jogadores, os treinadores e os restantes intervenientes conseguem compreender a preparação e o compromisso que temos, durante o jogo conseguem aceitar melhor as nossas decisões”, completa.

Para além disso, a iniciativa pode “mostrar aos jovens que a arbitragem é valorizada e inspirá-los a seguir este caminho, onde existe a possibilidade de fazer carreira”. “A promoção da arbitragem através de entrevistas e de programas como existe na final da taça, em que vão dois árbitros jovens, pode desempenhar um papel crucial na atração de novos árbitros”, conclui Tiago Fernandes.

Fotografia
Associação de Futebol de Aveiro

31 de Maio de 2024
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas