Subida tardia à 1.ª Divisão não muda os planos da Geração RD: "Estamos empolgados e ansiosos que comece"

Nem a notícia da promoção tardia à 1.ª Divisão Distrital fez a Geração RD desviar-se de um projeto com “maior envolvimento entre a formação e a equipa principal”, em que “90% dos jogadores são de primeiro e segundo ano de sénior”, explica Leonel Castro, um treinador que prefere olhar para o lado bom das coisas: “Acreditamos que os miúdos se vão aguentar e que vamos alcançar o objetivo do clube, que é, pelo menos, garantir a manutenção”.

A pré-época da Geração RD foi planeada com o pressuposto de a equipa tornar a disputar a 2.ª Divisão Distrital, em 2024/2025. No entanto, a desistência de um dos clubes que iria participar na 1.ª Divisão mudou a perspetiva do emblema de Santa Maria da Feira, mas não o paradigma.

“Projetámos as coisas para uma situação e apareceu-nos outra. A notícia foi recebida com muita empolgação. Falámos entre todos e a ambição veio ao de cima”, conta Leonel Castro, que sente “toda a gente com força para agarrar o projeto da mesma forma e com o mesmo plantel”.

É isso mesmo. A equipa que foi construída para disputar a 2.ª Divisão será a mesma que vai à luta num escalão acima. “Não alterámos um milímetro. Os jogadores que estavam para a 2.ª Divisão vão avançar para a 1.ª Divisão. A abordagem aos jogos, possivelmente, será diferente, mas vamos tentar conseguir ter qualidade de jogo e resultados. Esperamos ter sucesso. Temos fé de que o vamos conseguir”, nota o técnico.

Leonel Castro espera que a Geração RD consiga potenciar “uma mudança de paradigma no pensamento das equipas”, para que passem a “acreditar muito mais na juventude que está a sair dos Sub-19 e do Campeonato de Esperanças”. “É uma bandeira que o presidente (da Geração RD) quis implementar e que me agradou bastante. É aliciante, também por aí. Estamos empolgados e ansiosos que comece”, atira.

As dificuldades que espera encontrar na 1.ª Divisão, “muito competitiva e com plantéis muito fortes”, fazem da equipa que lidera “um 'outsider'”. “Fomos a última equipa a saber (que vai disputar a 1.ª Divisão) e, com uma média de idades de 19/20 anos, teremos de andar por fora”, nota, mostrando-se esperançoso numa resposta positiva dos seus jogadores: “Acreditamos que os miúdos se vão aguentar. Eles são valentes, tecnicamente bons e vão aprender com o decorrer do campeonato”.

Quanto à Taça de Aveiro Prof. José Valente Pinho Leão “vai servir também para fazer uma avaliação” ao plantel, numa fase prematura da temporada. “Vai ser uma parte da pré-época. Se as coisas correrem bem, e queremos que elas corram bem, ótimo. Se não correrem, será uma boa preparação para o início do campeonato”, conclui Leonel Castro.

Plantel da Geração RD
Guarda-redes:
 Luís (ex-CD Paços de Brandão) e Rui (ex-Florgrade FC);
Defesas: Diogo (ex-SC São João de Ver), Rodrigo (ex-ADC Sanguedo), David (ex-juniores), Zenha (ex-SC São João de Ver), Gabriel (ex-CCR Válega), Joca (ex-CCR Válega), Mica (ex-AD Argoncilhe) e Ricardo Oliveira (ex-Boavista FC);
Médios: Zé Dolores (ex-juniores), Edu, Biel (ex-CD Paços de Brandão), Tomás Reis (ex-CD Paços de Brandão), Marcelo (ex-Águas Santas), André (ex-ADC Sanguedo) e Marco (ex-juniores);
Avançados: Ryan (ex-juniores), Manu (ex-SC São João de Ver), João Brandão (ex-CCR Válega), Vieira (ex-CCR Válega), Gonçalo Oliveira (ex-CCR Válega), Arkyp (ex-TuS 1887/Alemanha), Ivan (ex-ADC Sanguedo) e Rafa (ex-ADC Sanguedo).

Fotografia
Geração RD

11 de Setembro de 2024
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas