Sub-15 da AD Sanjoanense de regresso à 2.ª Divisão Nacional: "É fundamental para a evolução dos atletas e do clube"

Apenas uma época depois de dali ter sido despromovida, a AD Sanjoanense celebrou o retorno à 2.ª Divisão Nacional de Sub-15, após ter garantido, matematicamente, o título de campeã da Divisão de Elite de Aveiro, a três jornadas do final da prova. O objetivo ficou garantido com um triunfo, por 0-6, diante do SC Alba, em Albergaria-a-Velha.

Rui Amorim, treinador da equipa de São João da Madeira, recorda um momento de grande felicidade, vivido por, em grande parte, “meninos que nunca tinham sido campeões e que fizeram tudo o que estava ao seu alcance para conseguirem este feito para a Sanjoanense e para eles também”. “Fiquei feliz por ver a alegria deles, estavam mesmo muito felizes”, reforça.

O técnico explica que, após a descida dos Nacionais, na época passada, foi definida como meta voltar a atingir esse patamar já este ano. “Todos tínhamos o mesmo objetivo. Quando assim é, fica muito mais fácil conseguir conquistas”, salienta, acrescentando que “o plantel é praticamente o mesmo da época passada, mas tinha experiência na Divisão de Elite, porque os atletas já o tinham disputado embora pertencendo a um escalão abaixo” do limite definido pelos regulamentos.

Voltar aos campeonatos nacionais “é muito importante, principalmente para os atletas que vêm dos escalões inferiores, que vão trabalhar com mais afinco e vontade porque sabem que, passados dois ou três anos, têm os campeonatos nacionais à espera deles”, acredita Rui Amorim, que considera “fundamental para a evolução dos atletas e do clube” a presença da AD Sanjoanense em competições de cariz nacional, nos mais variados escalões.

Até ao momento, os 'alvinegros' somam 25 vitórias nas 27 jornadas disputadas na Divisão de Elite de Sub-15 de Aveiro, tendo ainda averbado um empate e uma derrota. São o melhor ataque da prova, com 122 golos marcados, e a defesa menos batida, com apenas 12 golos consentidos.

Ronda animada nos campeonatos nacionais
Nas competições nacionais, o SC Beira-Mar empatou, nos Açores, com o Lusitânia (1-1) e o Lusitânia de Lourosa perdeu, na Madeira, com o Marítimo (3-0), na fase de manutenção da 1.ª Divisão Nacional de Sub-19. No segundo escalão, o já promovido CD Feirense SAD ganhou ao Marinhas (0-3) e a UD Oliveirense SAD derrotou o Câmara de Lobos (5-2), com um 'póquer' de Francisco Pinto, para a fase de subida. Na luta pela manutenção, o SC Espinho empatou com o Valadares (1-1), enquanto AD Sanjoanense e Anadia FC perderam com o Salgueiros (0-3) e o Leiria e Marrazes (2-1), respetivamente.

Em Sub-17, CD Feirense (1-1 com Famalicão) e SC Espinho (0-0 na casa do Padroense) empataram para a série de permanência na 1.ª Divisão. No que toca à 2.ª Divisão, a AD Sanjoanense empatou a três golos com o Nacional, para a série de subida, enquanto o Lusitânia de Lourosa FC derrotou o Mondinense (3-0) e a AD Taboeira bateu o Penafiel (3-2) para a fase de manutenção, numa ronda em que o Anadia FC perdeu, em Fátima, por 6-1.

Já quanto ao escalão de Sub-15, a AD Taboeira empatou a zero com o Paços de Ferreira e o CD Feirense perdeu em Famalicão (2-0), para a série de permanência da 1.ª Divisão. Na fase de subida da 2.ª Divisão, a UD Oliveirense foi derrotada pela ACF Pauleta (2-1), enquanto Anadia FC (0-1 em Seia), GD Gafanha (0-11 em Avanca) e SC Espinho (2-1 com a AEF Pestinhas) venceram para a fase de manutenção.

Fotografia
Associação Desportiva Sanjoanense

24 de Abril de 2024
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas