Seleções de Aveiro e Viseu juntaram-se para detetar novos talentos no futsal feminino

Com o objetivo de detetar talentos e aprofundar o desenvolvimento dos primeiros princípios e fundamentos do jogo, as Seleções distritais de futsal feminino de Aveiro e Viseu defrontaram-se, no escalão de Sub-15, em dois jogos-treino, os quais cumpriram as expetativas dos responsáveis aveirenses. “A resposta das atletas não poderia ter sido mais positiva”, assume André Sapata, pelo Gabinete Técnico da AFA.

Os encontros tiveram lugar em Alquerubim e em Vouzela. Com o objetivo de valorizar a jovem jogadora aveirense e de criar um "espaço seleção" onde as atletas têm a oportunidade de demonstrar a sua qualidade e de ter uma primeira experiência competitiva defrontando uma Seleção de um distrito vizinho, o estágio acabou por cumprir as metas que estavam subjacentes à sua criação.

“Tivemos a oportunidade de utilizar um total de 17 jogadoras nos dois jogos, de nove clubes. A qualidade apresentada deixa-nos contentes e muito otimistas para o futuro. Há atletas em quantidade e qualidade para projetarmos o futuro a médio/longo prazo, haja capacidade para se criarem sinergias entre as diferentes entidades para a aposta no futsal feminino ser mais efetiva e consistente”, explica André Sapata, que sublinha o cariz inovador da iniciativa.

“Não existindo ainda no calendário federativo um Torneio Interassociações de futsal feminino de Sub-15, a AFA entendeu ser necessário criar condições para proporcionar esta experiência competitiva a estas jovens atletas”, refere o responsável, que agradece a cooperação da congénere viseense na realização dos dois desafios.

Para André Sapata, “é importante iniciar o espaço de seleções mais cedo”, pois, “por um lado, motiva para a prática da modalidade e, por outro, permite que as atletas demonstrem a sua qualidade em contextos competitivos puramente femininos”.

A AFA já colhe frutos desta iniciativa, já que estão integradas nos treinos da Seleção de Sub-17, que prepara a participação no Torneio Interassociações daquele escalão, oito atletas desta equipa de Sub-15, sendo que quatro delas ainda pertencem à categoria de infantis.

Fotografia
Direitos Reservados

18 de Janeiro de 2019
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas