Seis clubes de Aveiro avançam na Taça de Portugal

A primeira eliminatória da Taça de Portugal Placard teve um saldo francamente positivo para os representantes de Aveiro. Seis dos oito clubes que entraram em prova na ronda inaugural seguiram em frente, com especial destaque para o Esmoriz, que compete no Campeonato Safina, e que afastou o Tocha, dos distritais de Coimbra. Gafanha, Sanjoanense, Anadia, Cesarense e Sp. Espinho também se apuraram para a segunda ronda da prova rainha do calendário nacional.

Esmoriz, vencedor da Taça PECOL, Prof. José Valente Pinho Leão, e U. Lamas, segundo classificado na última edição do Campeonato Safina, eram os representantes dos distritais de Aveiro na ronda inaugural da Taça de Portugal, e acabaram por ter sortes distintas. Se o U. Lamas caiu na casa do Canelas 2010 (3-2), pese embora os golos de Marcelo e Joca, e a boa réplica dada a um adversário do Campeonato de Portugal, o Esmoriz carimbou o passaporte para a próxima ronda da competição com um triunfo na Tocha, por 2-1.

“Na primeira parte, conseguimos impor o nosso jogo, criámos muitas oportunidades e chegámos à vantagem. Na segunda parte, entrámos novamente fortes, e fizemos o 2-0”, conta Narciso Ratinho, técnico do Esmoriz, que fala de uma vitória “inteiramente justa”, apesar da valia do adversário, que ainda reduziu, numa fase em que já jogava em inferioridade numérica.

A vitória do Esmoriz, que fez alinhar sete jogadores que passaram pela formação do clube e terminou o desafio com uma média de idades pouco superior a 22 anos, ajuda a demonstrar a qualidade do Campeonato Safina, que, segundo Narciso Ratinho, “está ao nível de algumas séries do Campeonato de Portugal”. “Vemos vários jogadores que têm sucesso no Campeonato de Portugal e já procuram o distrital de Aveiro, devido à competitividade, à qualidade e à visibilidade que este campeonato tem”, completa o técnico. O sonho, assume, passa por “chegar à terceira eliminatória, e poder defrontar um grande”.

Anadia vence dérbi e afasta Águeda
Para além do U. Lamas, o Águeda foi a restante equipa aveirense e ser afastada da Taça de Portugal. O Anadia foi o “carrasco” do Recreio, ficando a eliminatória decidida com um golo solitário de João Nogueira, já perto do intervalo. “Nos jogos a eliminar, o importante é ganhar. Seguimos em frente, com muito brio profissional”, comentou Ricardo Sousa, treinador do Anadia, no final do encontro.

Pelo mesmo resultado, Cesarense e Gafanha levaram de vencida Ferreira Alves e Nogueirense, respetivamente. Júlio Alves foi o herói dos oliveirenses, enquanto Juninho, a poucos minutos do fim, apontou o tento do triunfo do Gafanha. “Passar a eliminatória era o grande objetivo, independentemente de ser mais ou menos sofrido”, referiu o técnico André David, à Gafanha TV.

Quanto à Sanjoanense, sofreu um susto diante do Sabugal (3-2), mas selou o apuramento na compensação. Teles e Leo construíram uma vantagem de dois golos para os de S. João da Madeira, que os visitantes conseguiram anular. Pertinho do fim, Ken, na sequência de um canto, apontou o golo do triunfo.

Finalmente, o Sp. Espinho, campeão em título do Campeonato Safina, afastou o Aliança Gandara, nas grande penalidades. Depois do nulo registado no final do tempo regulamentar, os Tigres tiveram melhor pontaria na decisão por penáltis, tendo vencido por 4-3.

O sorteio da segunda eliminatória da Taça de Portugal Placard realiza-se no dia 11 de setembro, na Cidade do Futebol (15h), em Lisboa. Nesta fase já entram os clubes que competem na Liga LedmanPro.

Fotografia
Federação Portuguesa de Futebol

4 de Setembro de 2017
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas