"Sede de marcar" gera época inspirada de Paulinho no GD Ronda: "Sinto-me melhor com os golos"

De um ano para o outro, os números de Paulinho no GD Ronda dispararam. Só na 1.ª Divisão Distrital, leva já dez golos, o dobro das duas épocas anteriores juntas, consequência de uma forma mais objetiva de encarar o jogo, de olhos postos na baliza adversária, com outra “sede de marcar”. Na última jornada, bisou no triunfo por 4-2 diante do RC Nogueirense, para a Zona Norte. “O que importa é o resultado, mas marcar anima sempre”, confessa.

Depois de ter completado toda a formação no Valadares, em Vila Nova de Gaia, Paulo descobriu o GD Ronda às custas do irmão, Pedro Leite, que durante seis temporadas defendeu a baliza do clube de Espinho. “Quando vim para cá, não conhecia o clube, mas fui ficando, as ligações vão crescendo e continuo por aqui, onde sou feliz”, diz.

Marcam pela diferença “os adeptos, o ambiente, toda a Direção e o 'mister', que foi sempre o mesmo desde que estou aqui”, sente o médio, que cumpre a sétima época seguida no clube, de longe a mais inspirada no que a golos diz respeito.

Ainda com seis jornadas por disputar, Paulinho atingiu a dezena de finalizações certeiras no campeonato no triunfo, por 4-2, frente ao RC Nogueirense, o terceiro consecutivo na prova, para o qual contribuiu com um 'bis'. “É sempre especial marcar, se forem dois ainda melhor”, atira.

Dos dois, “o segundo, de cabeça”, foi o mais especial. “Já não fazia um golo de cabeça há algum tempo. Costumo fazê-los nos treinos e, finalmente, saiu no jogo. Ainda por cima foi o 3-2, que deu a reviravolta. Foi um momento de alegria”, recorda.

Os números que apresenta serão consequência de, “este ano, começar a olhar mais para a baliza e a tentar o remate em zonas de finalização, em vez de passar a bola ou parar o jogo”. Uma mistura de “confiança” com “sede de marcar”, que esta época o tem levado para outros patamares nesse capítulo.

“Quem me conhece sabe que trabalho sempre até ao limite. Dou tudo pela equipa. As oportunidades aparecem e estou a conseguir fazer golos. E bem, porque sinto-me melhor com os golos”, confessa o jogador, de 26 anos, que tem Cristiano Ronaldo como “grande exemplo”, mas cresceu a admirar igualmente Kaká, Ronaldinho ou Deco. Tudo gente com classe no trato da bola.

Tranquilo a meio da tabela, o GD Ronda tem a época praticamente definida, no que a objetivos diz respeito. “No início, imaginávamos mais, mas passámos por uma fase menos boa. Estamos a recuperar e esperamos, nos próximos jogos, fazer o melhor possível e continuar a série de vitórias que estamos a conseguir”.

A nível individual, Paulinho confessa que continua a sonhar “com algo mais” na carreira. “Se vier, agradeço, mas se não acontecer, não vou chorar por isso”, garante. Até porque o futebol tem algo que não depende de um qualquer feito ou consagração. “O treino é bom para nos esquecermos dos problemas do trabalho. Vou para lá e divirto-me com os colegas. É importante conciliar as duas coisas”, sente.

FC Cesarense mais líder
No topo da Zona Norte da 1.ª Divisão Distrital, o FC Cesarense, que bateu a Geração RD por 3-1, com um 'bis' de Rúben Martins, alargou a vantagem para o segundo classificado, GD São Roque, que empatou na receção ao Romariz FC (2-2).

Esse deslize foi aproveitado pela AD Argoncilhe, que derrotou a JD Carregosense por 3-0, enquanto o CD Arrifanense bateu a AD Nogueira da Regedoura por 4-1. Os restantes jogos (UD Mansores-ACRD Mosteirô e ARC São Vicente Pereira-SC Paivense) terminaram empatados a uma bola.

Na Zona Sul, o comandante, CD Estarreja, ganhou em Antes (0-3), enquanto o SC Fermentelos, que segue na segunda posição, superou a AD Valecambrense (1-2).

Anadia FC SAD B (3-0 frente ao FC Pinheirense com Zakhar a bisar) e UD Mourisquense (1-0 diante da AD Valonguense) também venceram e mantêm a pressão sobre a dupla da frente.

Nota ainda para as vitórias da LAAC em Calvão (0-3 com um 'hat-trick' de André Almeida) e da ADC Vila Nova de Monsarros (2-4 na Mealhada com João Dias e Diogo Ribeiro a bisarem), enquanto UD Bustos e SC Beira-Mar B empataram 1-1.

Fotografia
Cláudia Castro

27 de Março de 2025