SC Vista Alegre e AA Avanca estão de volta ao Campeonato SABSEG

SC Vista Alegre e AA Avanca, que curiosamente se defrontam na última jornada da Zona Sul da 1.ª Divisão Distrital, juntaram-se ao AC Cucujães na lista de equipas promovidas ao Campeonato SABSEG. A restante vaga da Zona Norte será discutida, na 26.ª ronda da prova, por Relâmpago Nogueirense, Lusitânia de Lourosa FC B, ARC São Vicente Pereira e JD Carregosense.

No pólo oposto das tabelas, já são conhecidas as cinco equipas despromovidas à 2.ª Divisão Distrital. CDC Macieira de Cambra, ADC Sanguedo, ADCF Santo André e CCR Válega já não podem sair dos dois últimos lugares de cada zona, aos quais se junta o FC Macieirense, o pior 12.º classificado entre as duas séries.

SC Vista Alegre: “Celebração contida porque temos mais objetivos esta época”

No ano do 200.º aniversário da empresa que lhe dá nome, o SC Vista Alegre concretizou um objetivo que traçou, de forma clara, no arranque da temporada, o de regressar, em 2024/2025, ao Campeonato SABSEG. “Se calhar, o clube chega mais bem preparado do que se tivesse subido no ano passado. Preparámo-nos de uma forma muito mais sustentada”, nota Hugo Gomes, treinador de uma equipa que fez da regularidade a sua principal arma.

“Em 24 jogos disputados para o campeonato, mais quatro para a Taça, só perdemos três. Somos, na Zona Sul, a melhor defesa, de longe, e a melhor equipa fora de casa. Se não fosse o jogo com o Valonguense não ter terminado, éramos neste momento o melhor ataque e a segunda melhor equipa em casa, em termos de pontos. Temos uma média superior a dois pontos por jogo, o que espelha bem o que foi a época em termos de desempenho desportivo. Quando assim é, não restam muitas dúvidas”, defende o técnico.

Hugo Gomes foca o trabalho realizado na antecâmara da atual temporada. “Fomos muito organizados e céleres a recrutar as melhores pessoas para compor o grupo”, nota, lembrando que, assim que atingiu os dois primeiros lugares da tabela, a equipa foi “regular e não saiu mais de lá”. “É isso que marca a nossa época, a regularidade”, sublinha.

A festa pela subida de divisão foi a esperada num clube que “está à espera, há muito tempo, deste sucesso desportivo”, ainda para mais numa “data especial para a própria empresa, que cumpre 200 anos”. Ainda assim, o plantel celebrou de uma forma “contida, porque há mais objetivos para alcançar esta época”, numa clara alusão ao título de campeão da 1.ª Divisão Distrital.

Hugo Gomes partilha com os jogadores, a Direção e a restante equipa técnica os louros pela subida alcançada. “Uma palavra para o Cotrim, o Pimenta e o Machado, pessoas da Direção que estão lá todos os dias, e para o André, o Marco, o Valinho e o Palavra, que fazem parte da minha equipa técnica. É um tributo merecido”, nota.

AA Avanca: “99% das pessoas não acreditava que era possível atingir este objetivo”

Em clara oposição ao trajeto regular do SC Vista Alegre no campeonato, a AA Avanca viveu uma autêntica montanha-russa ao longo desta temporada, que acabou em êxtase, com o retorno ao Campeonato SABSEG. “99% das pessoas não acreditava que era possível ao Avanca atingir este objetivo”, diz o seu treinador, Tiago Moreira, probabilidades extremas que o arranque de época, complicado, justificam.

Quando chegou ao clube, em novembro do ano passado, a Atlética era antepenúltima classificada, somando apenas quatro pontos em seis jogos. “Quando cheguei tínhamos 13 ou 14 jogadores e seis ou sete lesionados. Apanhámos um inverno complicado e não treinávamos na relva. Estávamos com muitas dificuldades”, recorda. Não foi por isso estranho que a Direção lhe tenha pedido, inicialmente, para “tirar o clube daquela situação, fazer um campeonato tranquilo e atingir o mais urgente possível a manutenção”.

Só que Tiago Moreira, que, anos antes, já tinha conduzido o Varziela a uma subida de divisão, na AF Porto, partindo de uma situação delicada, percebeu que um “plantel jovem e com uma ambição enorme” era capaz de ultrapassar as adversidades. Mais tarde, “chegaram alguns jogadores, que preencheram algumas lacunas” e ajudaram a criar “algumas rotinas”. As coisas começaram a fluir, abrindo-se o caminho para a atual série de “dez vitórias seguidas”, decisiva para um desfecho feliz de uma época em que “toda a gente saiu valorizada”.

“O mérito é todo dos jogadores. Estes miúdos entraram na história do clube”, enfatiza Tiago Moreira, que vê na AA Avanca “um monstro adormecido”. “Tem todas as condições para estar num campeonato nacional. Se for um clube organizado, tem a possibilidade de fazer coisas boas”, defende.

Fotografia
SC Vista Alegre | AA Avanca

1 de Maio de 2024
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas