SC São João de Ver promovido à 2.ª Divisão Nacional feminina de futsal: "É um objetivo cumprido"

O SC São João de Ver viu oficializada a participação na próxima edição da 2.ª Divisão Nacional feminina de futsal, confirmando-se as expetativas dos responsáveis 'malapeiros', fundamentadas nos regulamentos da prova. A promoção chega um ano mais cedo do que estava previsto no projeto do clube, mas não o fará desviar-se das premissas que o guiaram até aqui.

Ana Sofia Ferreira, treinadora do emblema sanjoanino, explica que, “a partir do momento que conhecemos as equipas que se apuraram para a Final 4 (da última Taça Nacional), e sabendo que três delas teriam de subir mas só uma tinha a certificação (como entidade formadora)”, gerou-se, no clube, uma expetativa, legítima, de que a decisão da FPF, agora conhecida, viesse a concretizar-se. “Pelo regulamento, sabíamos que corríamos sérios riscos de subir de divisão”, explica a treinadora, apesar de ter falhado o acesso à fase final da Taça Nacional, na época passada.

A atribuição de uma vaga na próxima edição da 2.ª Divisão Nacional antecipa em um ano os planos do SC São João de Ver para a equipa sénior. “Tínhamos planeado subir na próxima época. Queríamos fazê-lo de forma gradual, degrau a degrau”, contextualiza Ana Sofia Ferreira, que fala num “objetivo conseguido”: “Para nós, é bom, porque antecede o que queríamos fazer. Vamos à luta”.

Essa antecipação trará, naturalmente, os seus desafios, mas o projeto é para manter, sem adendas nem modificações. “Não vamos fazer nada diferente relativamente ao que estava planeado. Vamos com muitas atletas juniores e juvenis, mas elas vão subir com menos um ano de competição. Em termos de formação, um ano é muita coisa. Depois, as próprias atletas seniores ficam com menos um ano de crescimento ao nível do modelo e de bases de jogo. Ficamos também com muito menos tempo para ir buscar atletas com um bocadinho mais de experiência”, enumera a treinadora.

Apesar de tudo isso, as expetativas são as melhores, em São João de Ver, para o ano de estreia na 2.ª Divisão Nacional feminina de futsal. Ana Sofia Ferreira acredita que as 'malapeiras' podem “trazer um bocadinho de irreverência” ao campeonato. “Vai ser uma lufada de ar fresco. Elas vão para lá 'às cegas', não são obrigadas a nada, e vão usufruir do jogo, jogar mais para o espetáculo do que para o resultado. Elas querem mostrar-se”, remata.

Na temporada 2024/2025, o SC São João de Ver junta-se ao Lusitânia de Lourosa FC na 2.ª Divisão Nacional feminina de futsal. De recordar que o Novasemente GD compete na Liga Placard.

Fotografia
Sporting Clube São João de Ver - Futsal

21 de Agosto de 2024
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas