Linha Final: SC São João de Ver aposta no futsal feminino na próxima temporada

O SC São João de Ver vai apostar no futsal feminino na próxima temporada. Os ‘malapeiros’ vão absorver a equipa do CD Tarei, que já disputava os seus jogos em casa no pavilhão daquela freguesia. As melhores condições proporcionadas pelos responsáveis encarnados às atletas foram essenciais para a mudança, explica o treinador, Fábio Cramez, que também transita do CD Tarei para este novo projeto.

Oito anos depois, a freguesia de São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, voltará a vibrar com o futsal feminino. A predecessora do SC São João de Ver foi a Associação Cultural de São João de Ver, que manteve em atividade o projeto entre 2009 e 2012. A construção de um pavilhão gimnodesportivo na freguesia, junto ao estádio, fez ressurgir a paixão dos sanjoaninos pelo futsal, levando ao regresso do futsal masculino, na época passada, e, agora, à aposta na vertente feminina.

Os primeiros passos foram dados ainda na temporada transata, uma vez que o CD Tarei cumpria os seus jogos em casa no Pavilhão Gimnodesportivo de São João de Ver. “Se calhar foi por aí que o São João de Ver nos fez a proposta, já perto do fim do campeonato, a qual nos agradou muito”, explica Fábio Cramez, que, tal como as suas atletas, transita do CD Tarei para os ‘malapeiros’.

“Decidimos que, na próxima época, não iríamos faze parte do CD Tarei e demonstrámos aos seus dirigentes o interesse em sair. Eles não criaram problemas no ‘transfer’ das atletas de um clube para o outro”, prossegue o técnico, que fala em “melhores condições” para “tentar ficar no melhor lugar possível”. “No ano passado, o nível das exibições foi muito bom, embora isso não se tenha traduzido na classificação. Ainda assim, conseguimos apurar-nos para a final 4 da Taça de Aveiro. Na próxima temporada, os objetivos passam por tentar ficar na melhor posição possível e, quem sabe, chegar ao primeiro lugar”, remata.

O projeto delineado pelos responsáveis do SC São João de Ver para o futsal feminino contempla ainda a aposta na formação, de forma a criar uma base que permita o crescimento sustentado da modalidade no clube, nos próximos anos.

Linha final: Arnaldo Pereira no SC São João de Ver
Ainda no futsal feminino, David Lopes é o novo treinador do GD Novasemente, por troca com Nelson Costa, e Sofia Ferreira deixou o comando do Lusitânai de Lourosa FC. A nível distrital, o Futsal Azeméis anunciou a continuidade do técnico Hugo Tavares e das atletas Carina Almeida, Natália Pinho, Sílvia Oliveira, Patrícia Andrade, Mariana Henriques, Bárbara Henriques, Francisca Santiago, Andreia Resende, Andreia Matos, Diana Marques e Ana Portela.

Regressando ao SC São João de Ver, mas no setor masculino, os encarnados anunciaram a contratação de Joaquim Augusto, que irá assumir o comando técnico da equipa na próxima edição da 2.ª Divisão Distrital. O primeiro reforço confirmado é sonante. Trata-se de Arnaldo Pereira, antigo internacional português, de 40 anos, oriundo do Póvoa Futsal. Ainda no segundo escalão aveirense, Paulo Correia, Cecílio Pereira e Ricardo Rodrigues confirmaram, à página Futsal por Aveiro, a continuidade no comando do CCR Maceda, do AC Luso e do Arada AC, respetivamente.

No Campeonato Grande Hotel de Luso, Élio Almeida (AJ Fiães), Pedro Correia (CD Arrifanense), Alexandre Manaia (ARCA), Gil Balseiro (ADREP) e Fernando Rocha (GD Beira-Ria) vão dar continuidade ao trabalho desenvolvido na temporada passada, enquanto Nuno Azevedo sucede a Augusto Costa no FC Mozelos. Por seu turno, o CD Cucujães anunciou as saídas dos atletas Marcelo Oliveira, Flávio Silva, Artur Oliveira e Bruno Bernardo.

Numa fase mais adiantada na preparação da nova época está a CP Esgueira, que anunciou a continuidade do técnico Carlos Nascimento e dos jogadores Panão, Edi, João Bernardo, Patrick, Zé Carlos, Carlitos, Tomé, Xavier, Rui, Gonçalo e Fonte. Promovida ao Campeonato Grande Hotel de Luso, a ACR Vale de Cambra renovou com os atletas Dylan Nogueira, João Vilar, Pedro Lopes e Pipokah.

No que concerne ao Campeonato SABSEG, o SC Esmoriz segurou o treinador Miguel Correia e garantiu a continuidade do defesa Daniel Oliveira. Por seu turno, o Oliveira do Bairro SC aposta em Cajó (ex-AA Avanca) para liderar a equipa na temporada 2020/2021, avança o Jornal da Bairrada, Cláudio Maciel sucede a Hélder Neto no CD Paços de Brandão e Rui Valente deixou o comando do SC Vista Alegre.

Numa fase mais adiantada da preparação da nova época estão Fiães SC e Canedo FC. Os fianenses apostam em Pedro Alves (ex-SC Coimbrões) para o cargo de treinador. O goleador Emanuel Alves já renovou, enquanto o lateral Hernan Pablo (ex-AD Ovarense) e o médio Miguel Moreira (ex-JD Carregosense) são os primeiros reforços confirmados. Quanto ao Canedo FC mantém o técnico Miguel Rapinha e garantiu a continuidade de Ferraz, Letz, Marco, Vasco, Paulo Sá, Ratinho e Bruninho.

Na 1.ª Divisão Distrital, o técnico Borges renovou com o FC Macieirense, que assegurou a permanência do defesa Xavi. Em Argoncilhe, Tiago Costa mantém-se ao leme da equipa, enquanto José Neves segue como timoneiro da ADC Sanguedo, na 2.ª Divisão. O CRC Rocas do Vouga anunciou André Martins como novo treinador, por troca com Rui Bastos, e, mais a sul, Luís Pinho deixa o comando do GD Águas Boas, por motivos pessoais.

No futebol feminino, Paulo Campino vai liderar o Fiães SC na estreia do clube na Liga BPI, na próxima temporada, enquanto Vasco Coelho sucede a Bruno Francês no banco do CD Feirense.

14 de Maio de 2020
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt