AfaTV Solverde
Instagram AFA
SC Espinho, AD Ovarense e Anadia FC seguem em frente na Taça de Portugal


Jogou-se este domingo, 31 de agosto, a 1.ª eliminatória da Taça de Portugal, a prova rainha do futebol português, com cinco equipas do distrito de Aveiro em ação.

SC Espinho elimina o Florgrade FC
O destaque da jornada foi, naturalmente, o duelo entre Florgrade FC e SC Espinho, em Cortegaça. 
Frente a frente duas equipas que se conhecem bem, depois de na época passada se terem defrontado no Campeonato SABSEG. 

O Florgrade FC disputa agora o Campeonato de Portugal, já com três jornadas realizadas, enquanto o SC Espinho continua no SABSEG e apresentou-se ainda em fase de pré-época.

No Parque Desportivo do Buçaquinho, o ambiente foi de grande apoio nas bancadas e o jogo confirmou o equilíbrio esperado. 

O SC Espinho, orientado por Tiago Leite, entrou em campo com uma gestão cuidada do plantel, condicionado por algumas baixas, mas apostando no que considera ser o seu onze mais competitivo.

A primeira parte foi marcada pela disputa intensa e por vários cartões amarelos, reflexo do carácter aguerrido do encontro, mas sem golos. Logo no arranque do segundo tempo, aos 46 minutos, Luís Rebelo aproveitou da melhor forma para inaugurar o marcador e dar vantagem ao SC Espinho. O Florgrade tentou reagir, mas sem sucesso, e acabou por ser afastado da prova, enquanto os “tigres” seguem para a próxima eliminatória.

SC Beira-Mar afastado após prolongamento
O SC Beira-mar deslocou-se ao CD Gouveia, num duelo entre duas formações do Campeonato de Portugal, e acabou por ser eliminado por 4-2, após prolongamento.

O jogo terminou empatado (1-1) nos 90 minutos, e no prolongamento o SC Beira-Mar ainda conseguiu passar para a frente (1-2), antes de permitir a reviravolta com três golos sofridos em poucos minutos. 

Anadia FC e AD Ovarense vencem e seguem à próxima fase
Quanto às restantes equipas aveirenses, o Anadia FC deslocou-se a Castro Daire, onde venceu por 1-2 após prolongamento, confirmando presença na próxima fase. 

A AD Ovarense foi quem mais se destacou em termos ofensivos, goleando em casa o SC Celoricense, da Série A do Campeonato de Portugal, por uns expressivos 7-1, num triunfo categórico que deixa boas indicações para a nova época.

Equipas isentas e Clubes da Liga 2
Três clubes do distrito ficaram isentos desta ronda: a AD Sanjoanense SAD e o SC São João de Ver, ambos da Liga 3, e ainda o União de Lamas, do Campeonato de Portugal.
O Lusitânia de Lourosa e o CD Feirense, representantes aveirenses na Liga 2, apenas entram em prova na 2.ª eliminatória.

Fotografia
SC Espinho

 

1 de Setembro de 2025
AfaTV Solverde
Instagram AFA