SC Alba foi à escola para dar a conhecer o clube à comunidade jovem

O SC Alba visitou o Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha para apresentar o projeto “Integra Alba” e promover o clube junto da comunidade jovem. Iniciativa foi um sucesso e os responsáveis do emblema preveem estendê-la a outras instituições de ensino.

“O SC Alba tem um protocolo com o Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha, ao qual chamamos de “Integra Alba”. O agrupamento indica alguns estudantes com carências económicas e nós, no clube, acolhemo-los para praticarem futebol e treinarem sem lhes cobrarmos qualquer custo, seja de mensalidade ou até mesmo de equipamento”, explica Rúben Coelho.

Apesar de, nesta fase, o clube não ter ainda “qualquer jovem nesse contexto”, o responsável, ligado à estrutura do SC Alba, refere que a decisão de ir às escolas foi tomada no “sentido de reforçar isso mesmo”, mas também com o intuito de ser feita “uma ação de promoção do clube”.

“A escola abriu-nos as portas e estivemos lá a fazer uma apresentação do que temos. Somos um clube certificado, temos bandeira de ética, fazemos treinos no Dia Mundial da Criança ou no Halloween, e fomos mostrar a escola de futebol aos meninos do primeiro ao sexto ano”, aponta.

A ideia passa por, na comitiva do clube que marca presença em cada iniciativa, siga “um atleta do plantel sénior que tenha feito o seu percurso académico e que tenha sido atleta formação do SC Alba, para acabar com o mito de que andar no futebol condiciona os resultados escolares”.

Para Rúben Coelho, “os clubes têm de estar cada vez mais abertos à escola”, estando previsto que a iniciativa seja alargada a outras instituições de ensino pelo sucesso que teve. “Uma vez que tivemos muito sucesso, com alguns pais, até, a mandar-nos mensagens, já enviámos comunicação para ir a mais escolas, nomeadamente ao Colégio de Albergaria”, garante o dirigente, feliz pelo feedback recebido por parte dos jovens.

“Foi engraçado. A apresentação era de 12 minutos e foi feita a cada bloco de quatro turmas. Alguns dos miúdos foram pela primeira vez ao auditório da escola e reagiram bem”, conta.

Fotografias: SC Alba

29 de Outubro de 2022
Grande Hotel Luso Natal
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Twitter
Facebook
Notícias Mais Lidas