Rui Ferreira brilha na Liga Census e sonha com oportunidade na equipa principal da Juventude de Fiães

Na Liga Census não há jogos fáceis. Que o diga a Juventude de Fiães, que venceu pela margem mínima o Váldagua (6-5), um dos últimos classificados da prova, resultado que lhe permitiu aproveitar a escorregadela do então líder Arsenal de Canelas para recuperar a primeira posição. Rui Ferreira, com três golos apontados, foi a figura de “uma vitória sofrida”, uma espécie de imagem de marca de um “campeonato muito equilibrado”.

“Não estávamos mesmo à espera” de tantas dificuldades, assume o ala, de 21 anos. O jogo era diante de um dos últimos classificados e os fianenses inauguraram o marcador logo no primeiro minuto. O cenário parecia compor-se para a Juventude de Fiães, mas o Valdágua não vergou perante as adversidades e acabou por ir recuperando de várias desvantagens no marcador ao longo do desafio.

“Eles começaram a acreditar, mas tivemos a felicidade de fazer um golo quando faltavam poucos minutos para o fim”, recorda Rui Ferreira, que completou um “hat-trick” ao longo da partida. “Qualquer um pode ganhar neste campeonato. Até o último classificado pode fazer a vida difícil ao primeiro, como foi o exemplo do Valdágua”, prossegue o ala, que confessa alguma surpresa pelas escorregadelas de Arsenal de Canelas e Juv Futsal Team e aponta baterias à próxima jornada, diante, precisamente, do Juv Futsal Team: “Vamos fazer de tudo para ganhar. Se o conseguirmos, isso dar-nos-á um embalo muito grande e será difícil parar-nos”.

A meta do clube é o título da Liga Census, assume Rui Ferreira, que durante a adolescência andou a saltar entre o futebol e o futsal. Começou no Lusitânia de Lourosa, como lateral direito, mas as parcas oportunidades para jogar fizeram-no deixar os lusitanistas no segundo ano de juvenil. Decidiu ir experimentar o futsal, nos juniores da Juventude de Fiães, só que voltou a não jogar muito e acabou por voltar ao futebol, no Relâmpago Nogueirense.

Seguiu-se uma curta pausa, que seria interrompida com o regresso à Juventude de Fiães, para reforçar a equipa que competia no Inatel do Porto. “Ainda era júnior e, na altura do Natal, estive para ir para a equipa Sub-20 do clube, mas não quis”, conta, ele que já vai na terceira temporada na equipa secundária fianense.

Aos 21 anos, o futsal é visto como um hobby, que preenche as horas deixadas vagas pelo emprego numa empresa de cortiça, mas Rui Ferreira ainda não perdeu a esperança de vingar na modalidade. “Sonho sempre com mais e melhor. Já disse ao presidente e aos meus colegas que estou na equipa para me divertir, mas também para evoluir. Quem sabe, um dia, poderei chegar à equipa principal. Luto muito para o conseguir”, sublinha o fã de Ricardinho, que também aprecia as qualidades dos benfiquistas Bruno Coelho e André Coelho.

Arsenal de Canelas derrotado em casa
Para lá dos três golos de Rui Ferreira, também João Almeida, Ricardo Garcês e Pedro Garcês marcaram pela Juventude de Fiães, que viu o Valdágua reduzir por Marco Fonseca, Rui Matias, Marco Sá, Hugo Costa e Simão Valente.

Os três pontos somados permitiram aos fianenses reassumirem a primeira posição da Liga Census, pois o Arsenal de Canelas, que iniciou a ronda na liderança, foi derrotado, em casa, pelo Maceda (2-1). Ângelo Henriques e Nélson Pinto apontaram os tentos que valeram o triunfo aos forasteiros, tendo Bruno Marques reduzido pelos locais.

Igualmente pela margem mínima, o Válega levou de vencida o Juv Futsal Team, valendo o tento solitário de Sérgio Costa. Por seu turno, o Salreu derrotou o Aura FC, por 9-4. Cláudio Chipelo completou um “hat-trick”, tendo Tiago Ferreira, Joel Silva e Rui Valente bisado pela equipa da casa. Pelos visitantes, reduziram Fábio Resende, Tiago Silva, Luís Resende e Óscar.

Fotografia
Direitos Reservados

20 de Março de 2019
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas