Rui Baptista volta a marcar cinco golos num só jogo e ajuda a ADEC Futsal a voltar às vitórias

A vitória em Castelo de Paiva, diante da AD Casal (6-7), foi um momento de libertação para a ADEC Futsal, que não vencia há cinco jornadas para a 2.ª Divisão Distrital, e de 'déjà vu' para Rui Baptista, autor de cinco golos, imitando um feito que tinha conseguido pela primeira vez ainda nos tempos de estudante, nos campeonatos distritais da Guarda, ao serviço do Lameirinhas. “É sempre especial”, assume o ala.

Dos tempos em que frequentou o curso de Gestão, Rui, que também representou o Guarda 2000 nesse entretanto, recorda um futsal “mais tático”, que contribuiu, de forma significativa, para a sua evolução nessa vertente do seu jogo. “Ajudou-me muito a tornar-me no jogador que sou hoje”, sublinha.

Concluída a licenciatura, decidiu voltar a casa. O GCR Ossela abriu-lhe as portas da 3.ª Divisão Nacional, mas uma lesão no menisco travou-lhe a afirmação. Recuperou bem do problema, mas decidiu recomeçar da base, na 2.ª Divisão de Aveiro, ao serviço da ADEC Futsal, que surgiu transfigurada para a presente época.

“Como somos uma equipa nova, não tínhamos assim tantas expetativas. Não sabíamos o que ia acontecer, mas, com a qualidade que temos, conseguimos fazer jogos com mais estabilidade e consistência do que temos mostrado”, sente o ala, de 23 anos, que espera ver a equipa de Macieira de Sarnes “mostrar o seu valor e que consegue vencer qualquer equipa” no que falta jogar esta temporada.

A vitória frente à AD Casal pode ajudar a “levantar o ânimo” do plantel, acredita Rui Baptista, que marcou por cinco vezes no triunfo, por 6-7, em Castelo de Paiva, na 10.ª jornada da 2.ª Divisão. “Os meus colegas deram-me os parabéns, mas sem eles não tinha conseguido. É sempre especial e fico feliz por isso, mas o mais importante foi a equipa ter ganho e ter conseguido fechar a série de derrotas que vinha tendo”, atira, ele que recebeu várias mensagens pelo feito, a mais especial vinda da namorada. “Contei a alguns colegas de trabalho, aos meus pais e à família. Ficaram todos muito felizes”, completa.

Sobre o jogo, foi vivido como uma autêntica montanha-russa. “Na primeira parte, estivemos muito superiores, mesmo tendo começado a sofrer um golo. Demos a volta, entrámos bem na segunda parte e chegámos ao 4-1, mas a partir daí começámos a sofrer golos e eles estiveram por cima. Depois disso, fomos a equipa que procurou mais a vitória”, resume.

Alex Merlim, o 'mago' italiano do Sporting, é o jogador que lhe serve de referência na modalidade, a qual pretende continuar a praticar, e “tentar chegar o mais longe possível”, sempre em conjugação com o trabalho. “É pensar numa época de cada vez”, completa.

Líderes sofrem na 10.ª jornada
O triunfo da ADEC Futsal permitiu-lhe ultrapassar a AD Casal na Zona Norte da 2.ª Divisão Distrital, que viu a líder, ACD Gião, empatar com o FC Arouca num jogo louco. Os gionenses estiveram a vencer por 3-0, viram os arouquenses dar a volta ao marcador, até Paulo Rodrigues, que bisou, fechar o resultado em 4-4. Para a mesma 'poule', a AD Couto Mineiro superou o SC São João de Ver por 3-1, com Tomás Rodrigues a bisar.

Na Zona Centro, mesmo folgando, o Branca Activa SC manteve o comando isolado em virtude do desaire do GD Gafanha B na casa do Clube de Albergaria, por 5-4. Sandro Pinho destacou-se nos albergarienses com um 'hat-trick'. ACR Vale de Cambra e CCDR Fundo de Vila empataram a cinco bolas, enquanto o GRC Telhadela bateu a AJ Angeja por 2-1.

Quanto à Zona Sul, a líder, ADREP, sofreu a primeira derrota na prova em Alquerubim (5-3), com Paulo Silva a bisar. Aproveitou a ADC Vila Nova Monsarros, que venceu o GD Beira-Ria B (5-0), para encurtar para apenas um ponto a distância para o topo da tabela. Já o Always Young levou de vencida o AC Luso por 9-4.

Fotografia
Adec.ms Futsal

18 de Dezembro de 2024
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas