Riscas selou reviravolta incrível da ACRD Mosteirô na 2.ª Divisão: "Realçou o espírito forte do grupo"

De um conjunto de raridades nasceu uma das reviravoltas mais impressionantes da atual edição da 2.ª Divisão Distrital. À entrada da última meia hora do jogo com a AD Santiais, a ACRD Mosteirô perdia por dois golos, mas ainda foi a tempo de virar o resultado do avesso e selar o triunfo (2-3) com um “raro” golo de Ricardo Ribeiro, Riscas no mundo do futebol por culpa do irmão.

A origem da alcunha deixa o defesa central desarmado. “Tem de perguntar ao meu irmão (Pedro Coutinho). Foi ele quem deu o nome”, brinca, recordando uma história com origens nos tempos de infância. “Era pequenino. Nem liguei, mas ficou. Até os meus pais me tratam assim”, conta Riscas, que aos 29 anos viveu, no último domingo, em Avanca, uma das tardes mais empolgantes da carreira.

Após um primeiro tempo sem golos, a ACRD Mosteirô viu a AD Santiais marcar por duas vezes no primeiro quarto de hora da segunda parte, ficando numa situação delicada no marcador. “'Adormecemos' durante 15 minutos, sofremos dois golos e tivemos de correr atrás do resultado”, nota o central, que chega a confessar que “muitos de nós não acreditávamos que iríamos conseguir fazer três golos em tão pouco tempo”, em alusão aos companheiros de equipa.

Então, o que fez a diferença naquela meia hora? “Nem eu lhe sei dizer. Foi uma situação nova para nós, mas foi bem superada. Acho que realçou o espírito forte e o grande grupo que temos”, sublinha o autor do golo que carimbou o triunfo, ao minuto 88. “Foi num canto. A bola foi cortada ao primeiro poste, mas fiquei na área e tive fé de que a bola ia aparecer lá outra vez”, o que acabaria por acontecer, com o desfecho conhecido. Isto apesar de Riscas não ser, propriamente, um central goleador. “Nem costumo marcar muitos golos. É raro”, admite.

A vitória deixa a ACRD Mosteirô colada aos lugares de promoção direta à 1.ª Divisão Distrital, um objetivo assumido pelo plantel: “O clube merece. Tem todas as condições para estar numa divisão acima, pelo menos. Caímos (na época passada) e é nosso dever voltar a colocá-lo lá”.

Líderes escorregam
A Zona Norte da 2.ª Divisão continua a ser liderada, de forma isolada, pelo Romariz FC, que cedeu os primeiros pontos da temporada ao empatar a zero no reduto do GD Beira-Vouga. Na segunda posição seguem, igualados, ACRD Mosteirô e Geração RD, que venceu na casa do GD Milheiroense por 2-3, com golos de Mauro Almeida, Apolo Silva e Mauro Rocha. Pelo emblema de Milheirós de Poiares reduziram Rafael Luz e Ricardo Maia.

No jogo que abriu a 7.ª jornada, o RC Nogueirense derrotou o CCR Vila Viçosa por 3-0, graças ao 'bis' de Roberto Pinho e a um golo de Rui Sousa. Já o GD Fajões triunfou em Fermedo por 0-2, com os golos a surgirem nos derradeiros 20 minutos, por Josias Mateus e João Costa, enquanto o CRC Rocas do Vouga ganhou no terreno do CCR São Martinho por 1-3. Os locais até marcaram primeiro, numa grande penalidade convertida por Diogo Soares, mas viram os forasteiros virarem o resultado na segunda parte, por intermédio de Leandro Machado, Martinho Mendes e Roniffer Marinho, os dois últimos também de penálti.

Na Zona Sul, o comandante, SC Beira-Mar B, empatou na receção à AR Aguinense (1-1) e viu a concorrência aproximar-se. Aos 38 minutos, Maylon Oliveira ainda adiantou os 'aurinegros' no marcador, mas Tiago Melo repôs a igualdade a abrir a segunda parte.

O deslize foi aproveitado por Anadia FC SAD B e AA Macinhatense, que partilham a segunda posição e venceram pela margem mínima. Os 'trevos' deram a volta ao FC Vaguense para triunfar por 2-1, com Tomás Vasconcelos e Rodrigo Vaz, no último quarto de hora, a anularem uma desvantagem criada por um autogolo. Já a AA Macinhatense levou de vencida o Mamarrosa FC (0-1) com um tento solitário apontado por Francisco Herculano, aos 80 minutos.

Com um 'hat-trick' de João Oliveira, o CR Antes derrotou o SC Carqueijo (0-3), numa ronda em que a ADC Sosense bateu o FIDEC por 3-1, com golos de Jorge Pereira, João Furão e Igor Sousa, em resposta ao tento inicial de Diogo Balseiro. Já o GD Beira-Vouga ganhou, por 0-2, em Ribeira da Azenha, graças ao 'bis' de Evilino Cá.

Fotografia
Direitos Reservados

29 de Novembro de 2023
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas