Reviravolta para um feito inédito. Relâmpago Nogueirense vai estrear-se no Campeonato SABSEG

Quando os fantasmas do passado ameaçaram ressurgir, o Relâmpago Nogueirense uniu-se para o ataque final à subida ao Campeonato SABSEG, que garantiu com uma reviravolta, frente à JD Carregosense, consumada com um golaço de Zuca, à entrada do último quarto de hora. A equipa de Nogueira da Regedoura venceu por 2-1, segurou a segunda posição na Zona Norte da 1.ª Divisão e selou um feito inédito na sua história.

Depois de, há um ano, ter ficado muito perto de atingir o Campeonato SABSEG - “acabámos por não subir por um golo” - o Relâmpago Nogueirense como que viu os “fantasmas (reaparecerem) todos outra vez”, no último domingo, quando Leonel Sobral adiantou a JD Carregosense, em novo momento de tudo ou nada. “Mas lá conseguimos dar a volta à situação. Foi a vitória da garra, do crer, da motivação, de todo o estádio e das famílias. Foi de toda a gente”, atira José Santos, técnico que orienta a equipa do concelho de Santa Maria da Feira há quatro épocas, levando-a da 2.ª Divisão Distrital até ao escalão maior de Aveiro.

“Ninguém nos deu nada. Começámos de baixo e viemos até à Elite de Aveiro, pela primeira vez na história do clube. Conseguimos pôr o nome do Relâmpago no mapa. Isso é o mais gratificante de tudo para todos. Olhando para isto tudo, morrer na praia pelo segundo ano era muito mau”, comenta o técnico, que recorda “uma festa gigante” pelo “passo de gigante” dado pelo clube.

Superada com sucesso ficou a “1.ª Divisão Distrital mais competitiva de todos os tempos”, acredita José Santos, num trajeto que se revelou bem desafiante. “Este ano, com um inverno fortíssimo, tivemos 87 unidades de treino no sintético de um rinque que faz parte das instalações do clube, andámos na lama e tivemos de inverter jornadas e de jogar em casa emprestada”, nada que tenha impedido a equipa de “fazer frente a qualquer a adversário”.

“Estamos muito felizes, é uma vitória de todos. Logo no primeiro treino da época, disse que quem faz o sucesso dos clubes são os jogadores, e eles portaram-se lindamente. Deixo ainda uma palavra de gratidão gigante ao presidente”, conclui José Santos.

SC Vista Alegre segura liderança a sul
A vitória do Relâmpago Nogueirense, frente à JD Carregosense (2-1), permitiu-lhe terminar a Zona Norte da 1.ª Divisão Distrital na segunda posição, com os mesmo pontos do líder, AC Cucujães, que perdeu com o GD Ronda (1-0).

Às portas da promoção ao Campeonato SABSEG ficaram Lusitânia de Lourosa FC B e ARC São Vicente Pereira, que fizeram a sua parte no último jogo da época, ao derrotarem o SC Paivense (0-3 com um 'bis' de Rui Faria) e o CDC Macieira de Cambra (3-1), respetivamente.

Nota ainda para as vitórias do CD Arrifanense, na receção ao GD São Roque (2-0), do FC Macieirense, frente à AD Nogueira da Regedoura (2-1), e da AD Argoncilhe, em Sanguedo (1-2).

Na Zona Sul, o SC Vista Alegre segurou a primeira posição ao empatar com a segunda classificada, AA Avanca, a uma bola. A UD Mourisquense, que ganhou em Vila Nova de Monsarros por 3-6, fechou o pódio, à frente da AD Valonguense, que também terminou o campeonato com uma vitória (3-0 na receção à UD Bustos).

O FC Pinheirense ganhou na casa da ADCF Santo André (1-2) numa ronda em que a AD Valecambrense derrotou o GD Mealhada (2-1), a LAAC bateu o CCR Válega (3-1) e o GD Calvão triunfou perante o GD Gafanha SAD (4-0).

Fechadas as contas do campeonato, AC Cucujães, Relâmpago Nogueirense, SC Vista Alegre e AA Avanca sobem ao Campeonato SABSEG. Por seu turno, FC Macieirense, CDC Macieira de Cambra, ADC Sanguedo, ADCF Santo André e CCR Válega baixam à 2.ª Divisão Distrital.

Fotografia
Relâmpago Nogueirense

7 de Maio de 2024
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas