Regresso do Campeonato SABSEG promete emoções fortes

Mais de cinco meses depois de ter sido obrigada a suspender toda a atividade devido à pandemia de Covid-19, a Associação de Futebol de Aveiro (AFA) deu o primeiro passo rumo à normalidade – a possível, claro – com a realização do sorteio da próxima edição do Campeonato SABSEG. A jornada inaugural está agendada para o dia 13 de setembro, sendo que a data final será confirmada apenas após deliberação da Direção-Geral de Saúde sobre a Orientação 30.

A única questão ainda em aberto prende-se com a possibilidade de a AD Ovarense poder vir a ser promovida ao Campeonato de Portugal, caso haja vagas por preencher naquela prova. Os 'vareiros' foram colocados na zona sul e, caso venham a subir de divisão, serão substituídos pela AD Valecambrense, 6.ª classificada na última edição da 1.ª Divisão Distrital.

Curiosamente, o sorteio ditou que uma destas equipas irá folgar na jornada inaugural da zona sul, a qual irá reeditar o duelo entre os recém-promovidos SC Fermentelos e SC Vista Alegre. A LAAC, que também subiu de divisão na última temporada, visita o terreno do SC Bustelo, enquanto o FC Pampilhosa recebe o SC Alba e o CD Estarreja defronta o GD Gafanha SAD. Por fim, destaque para o reencontro do técnico Cajó, atualmente no Oliveira do Bairro SC, com o seu antigo clube, a AA Avanca.

Na zona norte, à semelhança da época passada, CF União de Lamas e Fiães SC voltam a encontrar-se na jornada inaugural, enquanto os promovidos CD Paços de Brandão e GDSC Alvarenga SAD defrontam ARC São Vicente Pereira e SC Esmoriz, respetivamente. Os jogos SC Paivense-Canedo FC e JD Carregosense-AC Cucujães completam uma ronda em que o FC Cesarense folga.

Na próxima temporada, a prova será dividida em duas zonas, norte e sul, com 11 equipas cada. Os quatro primeiros classificados de cada série apuram-se para a fase de apuramento do campeão distrital. Os restantes vão lutar pela manutenção na Elite de Aveiro, sendo despromovidos à 1.ª Divisão Distrital os três últimos colocados da cada série, aos quais se junta o pior 4.º classificado de entre a duas zonas. Este número poderá aumentar em virtude do desempenho dos clubes aveirenses no Campeonato de Portugal. Na temporada 2021/2022, o Campeonato SABSEG volta ao formato habitual, com uma fase única, disputada por 18 clubes.

Para além do Campeonato SABSEG, ficaram igualmente definidos os calendários da 1.ª Divisão Distrital dos escalões de Sub-19, Sub-17 e Sub-15, em futebol masculino. Quanto aos sorteios dos campeonatos da 1.ª e da 2.ª Divisão distritais estão agendados para o próximo dia 15 de setembro. Nessa data, será igualmente definido o calendário do Campeonato de Esperanças, prova destinada a atletas Sub-22. Quanto ao sorteio da primeira eliminatória da Taça de Aveiro PECOL Powertools realizar-se-á no dia 1 de setembro.

18 de Agosto de 2020