Quirino foi o artilheiro da fase inicial da 2.ª Divisão Distrital: "Enquanto continuar a fazer golos, vou continuar por cá"

“Enquanto continuar a fazer golos, vou continuar a andar por cá”. Aos 34 anos, Pedro Quirino mantém os dotes de goleador na 2.ª Divisão Distrital, ele que terminou a primeira fase da prova com o melhor registo de golos de entre todas as séries, num total de 28. Foi a “cereja no topo do bolo”, confessa, mas que não o faz tirar o foco dos objetivos definidos pelo Novasemente GD para esta temporada: “Queremos subir de divisão, é ponto assente”.

Ao longo da última década e meia, Quirino provou ser um jogador diferenciado, fosse pelos atributos técnicos que nunca se coibiu de exibir, ou pelos golos que nunca se cansou de marcar. A conjugação desses dois fatores resultou num trajeto de qualidade, ainda que só tenha chegado ao futsal já em idade adulta, depois de ter completado a formação no futebol.

O 'bichinho' nascido nos torneios de verão e um certo desencanto com o desporto-rei levaram-no a virar-se em definitivo para uma modalidade “mais requintada, em que é preciso um bocadinho mais de qualidade se quisermos fazer a diferença”. E foi precisamente isso que se esforçou por ir fazendo nos clubes por onde passou, com uma estadia curta em Itália pelo meio.

A cumprir a primeira temporada ao serviço do Novasemente GD, o pivot realça a forma séria como a modalidade é encarada no clube de Espinho. “Treinamos três vezes por semana, o que não é normal numa 2.ª Divisão Distrital. E treinamos mesmo, não nos limitamos a fazer uma 'peladinha'. Fazemos trabalho específico, de análise de adversários. Trabalhamos um bocadinho acima da média para o patamar em que estamos”, sublinha.

Esse facto ajuda a explicar a boa primeira fase da equipa, que garantiu o primeiro lugar da Zona Norte da 2.ª Divisão ao vencer o também já apurado para a série de promoção ACD Gião, na última jornada da prova. Quirino contribuiu com três golos para o triunfo dos espinhenses, por 5-8, e fechou a metade inicial do campeonato na liderança da lista de melhores marcadores, com 28 tiros certeiros. “É mais um objetivo conseguido, para além dos principais, que são os do clube e os da equipa. Mas é a cereja no topo do bolo, porque qualquer pessoa que jogue na posição em que eu jogo tem de fazer golos”, admite.

Apesar do seu perfil goleador, Quirino tem em João Matos, fixo do Sporting, uma das principais referências no futsal. “Para além do que joga, é pelo que simboliza perante o grupo. É o porta-voz do treinador dentro de campo. Já sabe quando tem de entrar, nem precisa que o treinador lhe diga”, explica o pivot, que se mantém motivado nas 'quadras' “pelos golos, pela equipa técnica, que para além de treinadores são amigos a sério, e pela minha mulher, com 'M' grande, que é o maior suporte”.

Clube de Albergaria conquista Zona Centro
Com tudo decidido no que toca ao lote de equipas apuradas para a fase de subida da 2.ª Divisão Distrital, a última jornada abriu com o triunfo do CCDR Fundo de Vila no pavilhão da AD Couto Mineiro (2-6) para a Zona Norte, na qual SC Silvalde e AD Casal bateram o GRC Dínamo Sanjoanense (5-2) e o ADEC Futsal (1-5), respetivamente.

Na Zona Centro também houve duelo entre as duas equipas apuradas para a fase de promoção, com o Clube de Albergaria a vencer na casa do GD Gafanha B (2-4) e a garantir o primeiro lugar do grupo. Por sua vez, o GRC Telhadela derrotou a ACR Vale de Cambra (4-3), o SC Beira-Mar ganhou em Pindelo, frente à PARC B (3-6), e o CAP Alquerubim empatou com a AJ Angeja (1-1).

Quanto à Zona Sul, a líder, AD Travassô, foi surpreendida pela equipa Sub-23 do GD Beira-Ria (3-6), enquanto ARCA e AC Luso empataram 2-2 e o CC Barrô venceu a ADRC Ribeira da Azenha por 11-0.

Fotografia
Álvaro Sousa

31 de Janeiro de 2024
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas