Quatro locais, a mesma festa: As reações dos promovidos da 2.ª Divisão Distrital

No fim de semana passado, houve festa em quatro locais do distrito de Aveiro. GD S. Roque, FC Macieirense, ADC Vila Nova de Monsarros e GD Gafanha SAD confirmaram a promoção à 1.ª Divisão Distrital e fecharam as contas das subidas diretas quando faltam disputar ainda dois jogos no terceiro escalão do futebol aveirense.

Tiago Ferreira, GD S. Roque: "Vamos para um lugar em que merecemos estar"



Em S. Roque, a subida de divisão foi objetivo assumido desde o início da temporada e a conquista alcançada no domingo passado faz com que o clube volte a um lugar em que merece estar. Quem o diz é Tiago Ferreira, treinador de guarda-redes da equipa, que destaca a alegria pelo feito.

"Subir de divisão era um dos nossos objetivos, até por termos descido na época transata. Vamos para um lugar em que merecemos estar, porque somos um clube histórico do concelho e do distrito. Isto é o mínimo que podemos alcançar com os meios que temos de momento", diz, à AFA TV.

Tiago não esconde que os elementos da estrutura estão "satisfeitos", mas garante que todos têm "ambição para mais, porque o campeonato não acabou".

"Faltam duas jornadas e temos mais para conquistar. Um dos objetivos era a subida de divisão e, agora que está concretizada, queremos ir à final entre os dois primeiros classificados, para sermos campeões", aponta.

Menos ligado "ao processo de decisão e à sua vertente emocional, porque uma equipa técnica é constituída por vários elementos", Tiago sublinha que "o maior desafio foi mesmo o enquadramento do plantel".

"Temos, se não estou em erro, sete ou oito jovens que no ano passado fizeram uma época fantástica e conseguiram a subida em juniores, aqui no clube, e que trouxeram a alegria e a irreverência que tem sido perdida no futebol. E, para além disso, temos a experiência para segurar estes miúdos, que também é precisa e foi precisa durante muitos momentos da época", explica, reforçando que "houve elementos fundamentais no plantel, que trouxeram essa experiência".

"Conseguimos esse misto, que foi importante, num grupo constituído por elementos da terra. Acho que é um feito muito grande para o mister Joca e para os membros da direção", conclui.

Borges, FC Macieirense: "É muito importante para o clube"



Borges é um treinador "extremamente satisfeito" na ressaca da promoção enquanto timoneiro do FC Macieirense. Para o técnico, o feito "é muito importante para o clube", depois da temporada transata, na qual "as coisas correram bastante mal" e o clube acabou por descer, "mesmo tendo ficado em lugar de manutenção, por causa das quedas das equipas dos campeonatos nacionais".

"Esta subida é importante, porque os apoios começaram a ser poucos e estar na 2.ª Divisão Distrital não era um objetivo do FC Macieirense, por tudo o que tem sido feito no clube", sustenta, revelando que o "objetivo interno foi sempre lutar pela subida", apesar de "algumas dificuldades" sentidas no momento de "construir o plantel". "Depois, as coisas foram sendo assimiladas e estou extremamente satisfeito", conta.

Assegurada a subida, o foco passa agora por "tentar chegar ao primeiro lugar", mesmo sabendo que "a bola está do lado do GD S. Roque, que tem mais um ponto".

"O que vamos tentar fazer é conquistar os seis pontos nos dois jogos que nos faltam, esperando uma escorregadela da parte dos nossos adversários. Se houver um tropeção, que seja da parte deles e não da nossa. Vamos tentar chegar ao primeiro lugar. Estamos contentes e concretizados, mas conseguir chegar à liderança seria “ouro sobre azul”", admite.

José Carlos Jesus, ADC Vila Nova de Monsarros: "É um feito histórico"



Apesar de ter iniciado a campanha na 2.ª Divisão Distrital como outsider, ainda sob o comando de Luís Santos, a ADC Vila Nova de Monsarros foi trilhando o seu caminho de forma segura e alcançou a tão ambicionada promoção já sob as ordens de José Carlos Jesus.

"É um feito histórico", regojiza-se o treinador, que lembra que "há 35 anos que o clube não subia de divisão".

"É um feito inesquecível e escrevemos uma página muito interessante neste clube. Iniciámos a época como outsiders, mas, com o decorrer dos jogos, apercebi-me que tínhamos qualidade para nos assumirmos. Fomos pensando jogo a jogo, com tranquilidade e confiança, e acho que essa foi uma filosofia correta. Os resultados falam por si", reforça.

Com três jogos em falta - por ter um em atraso -, a ADC Vila Nova de Monsarros não dá a temporada por terminada. "Estamos a duas vitórias", sublinha José Carlos Jesus, de mira apontada à garantia do primeiro lugar da zona Sul.

"Vamos fazer todos os possíveis para dar mais uma alegria aos nossos associados, que nos têm acompanhado e têm sido incansáveis no apoio. É um objetivo que me agrada muito, poder oferecer-lhes este título que creio nunca terem conquistado", garante.

Nuno Francisco, GD Gafanha SAD: "É o cumprir de um objetivo"



Na Gafanha da Nazaré, o "ano zero" do GD Gafanha SAD tornou-se histórico, com a subida à 1.ª Divisão Distrital. "É o cumprir de um objetivo inicial por parte de um clube que não tinha seniores", destaca Nuno Francisco, feliz por ter conseguido uma promoção "muito boa e muito satisfatória".

O técnico não assumiu declaradamente a pretensão de promoção, no início da temporada, altura em que, recorda, dispunha de "um plantel 100% novo no clube" e não sabia "qual seria a dificuldade do campeonato e das equipas que iríamos defrontar".

"Mas conseguimos rapidamente perceber a qualidade que tínhamos e, a partir daí, lutámos jogo a jogo. Graças ao grupo que formámos, conseguimos ser uma das melhores equipas do campeonato", vinca.

Apesar de faltarem ainda dois jogos para o término da época, Nuno Francisco acredita que "o campeonato está decidido".

"A ADC Vila Nova de Monsarros ficará em primeiro lugar e nós em segundo. Estão seis pontos em disputa, sendo que apenas falta uma vitória à ADC Vila Nova de Monsarros para garantir o primeiro lugar (ndr.: faltam duas vitórias, tendo em conta o jogo em atraso). Portanto, é dar os parabéns ao adversário pelo primeiro lugar, assim que o consiga", conclui.

Fotografias: GD S. Roque, FC Macieirense, ADC Vila Nova de MonsarrosGD Gafanha SAD

1 de Abril de 2023
Pedro Fernandes
pedrofernandes@afatv.pt
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas