Primeiro hat-trick em Portugal de Aidan April decidiu jogo louco para o Florgrade FC B na 2.ª Divisão Distrital

A emocionante reviravolta do Florgrade FC B diante do CCR São Martinho (3-2), a contar para a 2.ª Divisão Distrital, teve a assinatura de Aidan April, avançado sul-africano, de 24 anos, que fechou o seu primeiro 'hat-trick' em solo luso com dois golos na reta final da partida, que permitiram aos 'corticeiros' somar os três pontos em disputa.

Aos 82 minutos do duelo disputado em Cortegaça, Paulo Ferreira bisava pelo CCR São Martinho, deixando os paivenses na frente do marcador por 1-2. Porém, entre os minutos 84 e 86, Aidan April, que já tinha faturado no arranque da segunda parte, consumou a 'remontada' final no marcador, carimbando os três pontos para o conjunto de Ovar.

“Os meus colegas de equipa e os adeptos deram-me os parabéns pelo 'hat-trick'”, conta o avançado, enquanto recorda um jogo “muito bom, em que o adversário deu uma boa réplica, tal como o resultado o demonstra”. “Depois de termos sofrido o 2-1, não baixámos a cabeça e lutámos muito até ao fim para conseguirmos a vitória”, completa.

A viver a primeira temporada em Aveiro, Aidan fala numa “experiência positiva” na equipa B do Florgrade FC. “Existem alguns adversários difíceis, mas dou o meu melhor para ajudar a equipa a ser bem-sucedida no campeonato”, atira o avançado, que tem no internacional sul-africano Benni McCarthy e no brasileiro Ronaldo, o 'Fenómeno', as suas referências.

Aos 24 anos, mantém o sonho de, um dia, “jogar na principal liga portuguesa ou na de outro país europeu”. De Portugal, para onde se mudou encorajado por um amigo que viu em si potencial para outros voos, tem apenas coisas positivas para partilhar.

“Estou a gostar de aqui estar. Portugal é um país muito bom. Não vou à África do Sul há um ano e oito meses, mas mantenho o contacto com os meus pais”, conclui Aidan April.

AA Macinhatense isola-se na Zona Sul
A nona jornada da Zona Norte da 2.ª Divisão Distrital juntou os dois primeiros classificados, GD Fajões e ADC Sanguedo, que empataram a uma bola, resultado aproveitado pelo FC Macieirense, que bateu a ARC São Vicente Pereira Sub-23 por 1-4, para se aproximar da dupla da frente.

A UD Fermedo desperdiçou duas vantagens na visita a Válega, onde empatou 2-2, enquanto o Caldas de São Jorge SC derrotou a AD Santiais por 4-0, com Sérgio Correia a completar um 'hat-trick', e o GD Milheiroense bateu o AC Cucujães Sub-23 por 3-0.

Pelo mesmo resultado, o CCR Vila Viçosa triunfou no reduto do NEGE Sub-23, numa ronda em que o CDC Macieira de Cambra venceu o CRC Rocas do Vouga Sub-23 por 9-0, com João Duarte a marcar por três vezes e Daniel Vieira a bisar.

Na Zona Sul, a líder, AA Macinhatense, chegou ao intervalo do encontro com a ADCF Santo André a perder pela margem mínima, mas conseguiu dar a volta na etapa complementar, vencendo por 1-4.

O conjunto de Macinhata do Vouga está agora só no comando da tabela, em virtude do empate do FC Vaguense diante da ADC Sosense (0-0). Quem também empatou foi a terceira classificada, AR Aguinense, que salvou um ponto em cima do minuto 90 diante do GD Águas Boas (2-2), num jogo em que Zezão e Carlos Almeida bisaram pela respetiva equipa.

Com golos de Pedro Oliveira e João Rosas, o SC Carqueijo superou o AC Famalicão por 2-0, margem pela qual o RD Águeda Sub-23 bateu o CRC Rocas do Vouga, marcaram Pedro Garcia e Rodrigo Ferreira.

Marco Almeida bisou no triunfo da ADC Sanguedo Sub-23 diante da FIDEC (4-0), o GD Beira-Vouga levou a melhor frente ao FC Bom-Sucesso Sub-23 (4-1) e a AD Requeixo ganhou em Mamarrosa (1-3).

Fotografia
Florgrade FC

12 de Dezembro de 2024