Primeiro convívio de Petizes revelou-se um enorme sucesso

Com o intuito de incentivar a prática desportiva e de promover o fair-play entre os mais novos, a Associação de Futebol de Aveiro (AFA) juntou, no passado dia 25 de fevereiro, em Paços de Brandão, cerca de uma centena de crianças no primeiro de 13 encontros de Petizes. No dia 17 de junho, em Avanca, decorrerá o evento final, que se pretende que seja uma enorme festa.

A “aposta forte da AFA” em incentivar “a prática do futebol” nos mais novos levou à criação de um modelo que permitisse juntar vários clubes no escalão de Petizes, que não tem qualquer competição oficial, para um momento que fosse ao mesmo tempo competitivo e lúdico. 

“Procuramos essencialmente que os miúdos se divirtam muito, e que possam conviver o máximo possível com diferentes equipas. Queremos promover o fair-play”, explica Fernando Espiga, coordenador da AFA, que salienta que o “futebol tem as vertentes educativa, desportiva e social”, algo que os responsáveis associativos pretendem solidificar.

André Sapata partilha dessa opinião. “É o futuro. Estamos a falar do primeiro escalão formativo. É um bom ponto de partida para todo o processo formativo dos atletas dos clubes do distrito de Aveiro”, diz, enquanto sublinha que “a AFA tem inovado em vários aspetos, e este é mais um”.

Aceitação foi geral
Durante o primeiro encontro de Petizes, que decorreu no Estádio D.ª Zulmira Sá e Silva, em Paços de Brandão, houve muita boa disposição dos mais novos, radiantes com toda a festa proporcionada para eles.

Miguel Fardilha, jovem atleta do clube da casa, acredita que eventos como o do último sábado o “ajudam a ficar mais forte”, enquanto o colega Gonçalo Pereira se divertia a relembrar os golos que marcou. “Gosto de jogar futebol e de estar com os amigos”, completou.

Também os pais adoraram a experiência. “Permite-lhes conhecer e aprender a conviver com novos amigos”, explica Pedro Azevedo, e Ricardo Pereira, coordenador da formação do Paços de Brandão, enfatiza que “futebol pode ser diversão e convívio entre os miúdos”, tal como aquela tarde o demonstrou.

Primeiro de 13 eventos
A briosa brandoense recebeu o primeiro de 13 encontros de Petizes, algo que deixou o presidente do clube honrado. “É com grande satisfação que recebemos o primeiro torneio, até porque o clube tem longa tradição nas camadas jovens”, disse João Brito.

Segue-se Oliveira de Azeméis, dia 11 de março, sendo que, a 17 de junho, se realizará, em Avanca, o evento final, no qual se pretende “que todos os petizes possam participar”, segundo referiu Fernando Espiga.

A ideia é “aumentar o número de inscritos” na AFA, pois “é isso que faz uma associação forte”, prossegue o coordenador.

Até lá, os encontros de Petizes vão percorrer todo o distrito, para chegar junto de todos os clubes. “Estávamos ansiosos pela chegada deste tipo de convívios”, confessa Hélder Duarte, treinador da Sanjoanense, que acredita que “está-se a criar um contexto mais favorável para o desenvolvimento do futebol nestas idades”.

Fotografia
Sérgio Santos

2 de Março de 2017