Presidente deu o exemplo ao parar um penálti na final da Taça da Liga Census

A AFA Magazine contou, na edição de dezembro do ano passado, a história de Tiago Correia, que aos longo das últimas épocas acumulou as funções de presidente com as de jogador da equipa B na Juventude de Fiães, e já há um sucessor para dar continuidade à linhagem. João Cadete, guarda-redes dos fianenses, passou os últimos oito anos no clube e chegou recentemente à presidência da associação. “Somos as caras do clube”, assume o guardião, sendo que ambos foram decisivos para a conquista da Taça da Liga Census, cuja final, diante do CCR Maceda, apenas foi decidida nas grandes penalidades.

João Cadete já fez um pouco de tudo na Juventude de Fiães. Chegou a integrar o plantel da equipa principal, mas acabou por deixá-lo quando decidiu assumir um papel mais ativo na Direção da associação. “Era onde o clube precisava mais de mim”, diz, ele que assumiu o papel coordenador da formação e de elo ligação entre a equipa principal, que atua no Campeonato Grande Hotel de Luso, e a equipa B, que venceu a Liga e a Taça da Liga Census na última temporada.

“Já passei por tudo. No fundo, estou a fazer o percurso que o Tiago (Correia) fez”, explica o jovem dirigente, que completou o ciclo ao assumir a presidência da Juventude de Fiães.

Já se percebeu a influência de João Cadete fora das quadras, mas ela estende-se ao campo desportivo. O jovem é guarda-redes da equipa B dos fianenses, que dominou a última temporada da Liga Census. “Este foi o primeiro ano do projeto, constituído por ex-diretores e jogadores do clube. Foi um final perfeito”, refere, em alusão à conquista da Taça da Liga Census, no último sábado, diante do CCR Maceda. “Foi um grande jogo, com oportunidades para ambas as partes. A sorte acabou por cair para o nosso lado”.

A final apenas ficou decidida nas grandes penalidades, após o 2-2 registado no tempo regulamentar. O momento em que um guarda-redes enfrenta um penálti “é mesmo uma loucura”, confessa João Cadete. “Passa tudo pela cabeça. Quando corre bem, é incrível”, completa o guardião, que parou a segunda tentativa adversária e viu Tiago Correia marcar o penálti seguinte, selando o triunfo do conjunto de Fiães.

Na próxima temporada, a equipa B fianense vai repetir a presença na Liga Census, sendo que o objetivo é “revalidar os títulos e conquistar a Supertaça, para fazer o triplete”. No futuro, os planos da Juventude de Fiães contemplam ter a sua equipa secundária inscrita nas competições da Associação de Futebol de Aveiro, mas tal apenas acontecerá quando a equipa principal chegar aos campeonatos nacionais.

Fotografia
Associação Juventude de Fiães

27 de Junho de 2019
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Jogadores
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas