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Projeto "Bola Mágica" iniciou-se no polo escolar de Rossas

A iniciativa piloto da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que visa promover a Atividade Física e Desportiva nas crianças do 1º ciclo do ensino básico arrancou no polo escolar da freguesia de Rossas, em Arouca. Iniciativa permitiu fazer vários testes com os alunos daquela unidade escolar, sendo que serão ralizadas novas sessões por todo o país durante as próximas 12 semanas, estes testes serão repetidos para avaliação e análise do desenvolvimento dos jovens.

"A iniciativa é espetacular. Está a iniciar-se pela base, com as crianças e camadas mais jovens, fazendo com que se sintam interessados pela prática do desporto. Os jovens absorvem facilmente as ideias e a iniciativa baseou-se essencialmente nisso: em jogos, em reações e no estudo dos miúdos perante a dinâmica e as dificuldades apresentadas. É nisso que a FPF tem trabalhado", explica José Neves Coelho, presidente da Associação de Futebol de Aveiro (AFA), que marcou presença na sessão de trabalho.

Entre elogios aos jovens, que "tiveram uma participação ativa muito forte e interesse total", o dirigente realça a atitude e a vontade demonstradas. "Eles quiseram participar e isso demonstra que as camadas jovens estão abertas a tudo o que lhes seja apresentado em termos de desporto. As crianças querem participar, querem movimento e interação, e isso foi o que aconteceu em Rossas", revela.

O projeto "Bola Mágica", recorde-se, é um dos 15 programas de transformação que compõem o Plano Estratégico da FPF para 2030, denominado Futebol2030. A iniciativa, que terá base científica, abrangerá todas as Associações Distritais e Regionais do País. Está prevista a dinamização em 24 escolas de Portugal Continental e das Ilhas selecionadas para o piloto, e decorrerá durante 12 semanas, até 31 de março de 2023.

Manuel Puerta da Costa, elemento da FPF responsável pela gestão do projeto, prometeu "uma pequena revolução silenciosa na atividade física e desportiva de 24 escolas do país, na qual serão impactadas mais de 1000 crianças do 1º Ciclo". A intenção passa por fazer um comparativo dos resultados iniciais e finais, com avaliação das alterações registadas, que se esperam significativas.

6 de Janeiro de 2023
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