Pódio na Taça Nacional Sub-15 para um GRC Dínamo Sanjoanense de olhos postos no Campeonato Nacional

Mesmo falhando a final da Taça Nacional, a equipa Sub-15 do GRC Dínamo Sanjoanense terá garantido a subida ao Campeonato Nacional da categoria devido ao incumprimento dos requisitos de acesso à prova por parte da equipa que conquistou a Taça Nacional, o CD Jardim da Amoreira.

O conjunto de São João da Madeira iniciou a 'Final 4' da prova, disputada na Covilhã, com uma derrota precisamente frente ao CD Jardim da Amoreira (3-5), da AF Lisboa. No jogo de atribuição do terceiro e do quarto lugar, o Dínamo venceu o CDR Pedra Mourinha, por 3-1, garantiu um lugar no pódio e, de acordo com os regulamentos, a subida aos campeonatos nacionais, habitualmente destinada aos dois finalistas da Taça Nacional.

Porém, o regulamento de certificação de entidades formadoras de futebol e futsal masculino decreta que, a partir da época 2024/2025, só as entidades com uma avaliação mínima de 2 estrelas poderão disputar o Campeonato Nacional de Sub-15. Como o CD Jardim da Amoreira foi avaliado apenas como Centro Básico de Formação de Futsal, não poderá ocupar a vaga que conquistou pelo seu desempenho desportivo. Ela será preenchida pelo GRC Dínamo Sanjoanense, terceiro classificado na Taça Nacional, que é uma entidade formadora avaliada com 4 estrelas. De referir que o FC Barreirense, derrotado na final da Taça Nacional (3-2), recebeu uma avaliação de 3 estrelas no futsal masculino, vendo confirmada a subida ao Campeonato Nacional.

No escalão sénior, a PARC terminou a Série C da Taça Nacional masculina de futsal, que conquistou, com um desaire, em Coimbra, frente ao GR Vilaverdense, por 4-1. Tiago Marques apontou o tento de honra da equipa de Pindelo, que na próxima época vai disputar a 3.ª Divisão Nacional.

No futebol, o CD Feirense despediu-se da Taça Nacional feminina, no escalão de Sub-17, com uma vitória, por 5-1, diante do SC Melgacense. Inês Azevedo bisou pelas 'fogaceiras', que viram Diana Almeida, Sofia Ferreira e Eduarda Sousa, esta última de penálti, completar o resultado. Já a JuveForce foi derrota, em Ourém, também por 5-1, frente ao CA Ouriense. O único golo da equipa de Vagos foi apontado por Luciana Henriques.

Fotografia
GRC Dínamo Sanjoanense

26 de Junho de 2024