Ano de estreia confirmou a aptidão de Bárbara Amaro para o futsal

A época de estreia de Bárbara Amaro no futsal feminino foi de aprendizagem, claro está, mas também de afirmação, à boleia dos muitos golos que foi capaz de marcar pelo CCDR Covão do Lobo no Campeonato Interdistrital de Aveiro e Coimbra. Foram 18, no total, o melhor registo entre atletas dos clubes aveirenses que disputaram a prova, um feito que lhe eleva o espírito para o futuro.

Natural da Guarda, Bárbara fez formação no futebol, como médio, no Núcleo Desportivo e Social e na Fundação Laura Santos. Pelo meio, descobriu o futsal através do Desporto Escolar, experiência que reviveu quando se mudou para Aveiro, para continuar os estudos, tendo feito parte da equipa do seu curso que disputou a Taça da Universidade de Aveiro.

Daí até encontrar um clube em que pudesse aprofundar a prática da modalidade foi um pequeno passo. Decidiu juntar-se ao projeto feminino do CCDR Covão do Lobo, que tal como Bárbara começava do zero. “No início, o mais difícil foi adaptar-me ao ritmo de um jogo de futsal. Não foi fácil, mas consegui melhorar bastante, não só eu como também a equipa”, recorda a universal, de 22 anos.

As diferenças entre o futebol e o futsal são notórias e exigem um certo esforço para as assimilar. “Por exemplo, ainda faço a receção da bola no futsal 'à moda' do futebol”, exemplifica Bárbara, que se mostra empenhada em continuar a evoluir nas 'quadras'. “Sempre que acaba um jogo em que perdemos, fico logo a pensar no que podemos melhorar e em voltar a jogar. Já só quero começar a próxima época”, diz.

Ter sido a melhor marcadora de um clube de Aveiro no Campeonato Interdistrital feminino de futsal está longe de ter sido uma distinção meramente individual. “Significa mais para a equipa. Mostra que o trabalho que foi desenvolvido ao longo desta época foi muito positivo e que, apesar de ter sido o primeiro ano da equipa, conseguimos bons resultados”, explica a jogadora.

Os 18 golos que apontou no Campeonato Interdistrital de Aveiro e Coimbra colocam Bárbara Amaro na segunda posição da lista de melhores marcadoras da prova, apenas atrás de Mariana Fernandes, do CS São João, que chegou aos 20. No pódio aveirense de goleadoras na competição, segue-se Inês Soares (16 golos), do SC São João de Ver. O terceiro posto é partilhado por Beatriz Correia, do SC São João de Ver, e Carina Rosa, da ACD Gião, ambas com 14 golos.

Fotografia
CCDR Covão do Lobo

15 de Junho de 2024
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas