Pisko ajuda a cumprir objetivos antes do tão desejado Europeu

Correu o pano sobre a primeira fase do Campeonato Nacional de futsal feminino, “que acaba por ainda ser pouco competitiva”, a qual mostrou um Novasemente autoritário na zona Norte. “Não vamos dizer que não somos candidatas a sermos campeãs. Isso seria estar a enganar as pessoas”, assume Pisko, que viu o seu nome ser incluído na convocatória para o primeiro Campeonato da Europa da história do futsal feminino, que se jogará, em fevereiro, em Gondomar.

Foram 12 vitórias, em 14 jornadas, 76 golos marcados e apenas 18 sofridos, que valeram ao Novasemente o primeiro lugar da zona Norte do campeonato. “À medida que a época vai passando vamos definindo objetivos, e o da primeira fase era terminar no primeiro lugar”, explica Pisko, que se mostra confiante para a fase de apuramento do campeão nacional.

“Achamos que temos qualidade para o conseguir. Vamos tentar ser melhores do que fomos na época passada”, atira a ala, de 29 anos, ciente de que a equipa terá “uma tarefa difícil”, até porque “Benfica, Sporting ou Vermoim têm os mesmos objetivos do que nós, que passam por lutar pelo título”.

As desilusões das épocas transatas não vão pesar nos momentos de decisão, acredita a atleta. “Tentámos aprender com os erros que cometemos com a perspetiva de melhorar. Se não achássemos possível fazer melhor não valia a pena tentar”, salienta.

Segue-se a Taça de Portugal, no próximo domingo, com o Novasemente a procurar marcar presença na final four da prova. Pela frente terá o Arneiros, que lidera o campeonato distrital de Lisboa. O encontro dos quartos de final disputa-se no Pavilhão Luís Batista, em Torres Vedras, a partir das 17 horas.

Este será o último compromisso antes da fase final do Europeu de futsal feminino, o primeiro da história, o que torna o momento “muito especial”. A competição jogar-se-á entre os dias 14 e 17 de fevereiro, em Gondomar, e contará com as seleções de Portugal, Rússia, Espanha e Ucrânia. Pisko e Lídia Moreira, do Novasemente, estão entre as 14 eleitas pelo selecionador nacional, Luís Conceição.

“É uma competição muito desejada por nós, atletas e pessoas ligadas ao futsal feminino em geral”, explica Pisko, que se mostra confiante. “Uma vez que jogamos em casa, e estamos entre as quatro melhores seleções da Europa, só podemos ambicionar chegar à final e procurar vencer. É o que queremos e é para isso que vamos trabalhando, sabendo que qualquer uma das quatro seleções tem ambições legítimas de ser campeã europeia”, remata.

Lourosa faz pleno de vitórias no Distrital
O Novasemente terminou a zona norte do Campeonato Nacional com um triunfo caseiro diante do Santa Luzia, por 4-2, com golos de Lídia Moreira, Pisko, Carol e Angélica Alves.

Juntamente com as espinhenses, avançam para a fase de apuramento do campeão nacional Vermoim, Nun’Álvares e Santa Luzia. Da zona sul apuraram-se Benfica, Sporting, Quinta dos Lombos e Golpilheira.

No Distrital de Aveiro, o já campeão Lusitânia de Lourosa fechou o campeonato com um pleno de vitórias, depois de bater, em casa, o Gafanha, por 3-2. Diana Costa adiantou as lusitanistas, mas Sandra Coutinho e Inês Oliveira deram a volta no segundo tempo. Porém, na reta final da partida, Fátima Vasco e Aida Borges voltaram a marcar pelas lourosenses, selando o triunfo.

A derradeira jornada da prova trouxe, ainda, a primeira vitória dos Vilaverdenses, que venceram o Futsal Azeméis, por 2-1. Isabel Cruz deixou as oliveirenses na frente do resultado, mas Filipa Leite e Ana Melo operaram a “remontada” no marcador.

O jogo entre S. Pedro Castelões e Tarei foi interrompido, devido ao piso escorregadio, e será retomado no dia 29 de janeiro (20h30).

Fotografia
Futebol em Português

25 de Janeiro de 2019
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas