Olho Clínico: A análise de José Alexandre Silva

A vitória da Florgrade FC no terreno da ADC Lobão foi, claramente, o sinal de que nada acontece por acaso. Era, a meu ver, a deslocação – o jogo até – de maior grau de dificuldade da equipa de André Ribeiro até ao final da época. Esta demonstração de competência e qualidade – na sequência da vitória sobre o CF U. Lamas – mostra que nos momentos de pressão, a equipa reage bem. É forte. Falta agora perceber se, nos jogos que se seguem, a euforia é controlada e se o nível de concentração se mantém. Porque é na facilidade que, por vezes, se comete os erros que se revelam fatais.

Ao CF U. Lamas era exigido que ganhasse em casa. Ganhou. Esperava-se, também, que o Fiães SC vencesse em Águeda. Venceu, mas por números assustadores. Para os “galos do Botaréu” a época arrasta-se dolorosamente. O equilíbrio, a zeros, entre a AD Ovarense e o CD Estarreja era expectável. Não surpreendeu, portanto.

A jornada

Em casa, a Florgrade FC é favorita frente à AD Ovarense. Mas é nestes jogos em que as armadilhas aparecem e os obstáculos surgem do nada. Para quem joga, nesta altura, livre de pressão, estes são os jogos em que a “montra” é maior. Os vareiros têm jogadores de qualidade e podem surpreender. Ao líder é exigida concentração máxima, até porque são os únicos que têm tudo a perder. Do CF U. Lamas, por todos os motivos, exige-se que ganhe em Águeda e quanto aos outros jogos, SC Fermentelos x ADC Lobão e CD Estarreja x Fiães SC pede-se espetáculo e golos, sem amarras e com vencedor indefinido.

A manutenção

A última jornada foi motivo de festejo para o FC Cesarense, que venceu a UD Mansores e assegurou a manutenção. Mérito para treinador e plantel, que têm feito um percurso irrepreensível nesta fase. Com essa vaga preenchida, falta apenas perceber qual será a equipa que fará companhia a SC Paivense, ARC S. Vicente Pereira, LAAC e FC Pinheirense.

UD Mansores e AD Valonguense – ambos com 27 pontos – preparam-se para o tudo ou nada. A formação de Arrancada do Vouga mudou novamente de treinador e desloca-se ao terreno do SC Alba. Quanto à UD Mansores, mede meças no campo do SC Paivense. Não há leituras fáceis para este tipo de jogos. É alguém que precisa contra outro alguém que não precisa. Mas que tem valores importantes para defender. Mais do que os pontos, o que está em causa são os princípios da honra e da ética. E, não tenho qualquer dúvida, que será isso que será feito. E, no fim, vai ganhar quem merecer. As épocas não se salvam nas últimas jornadas apenas. Salvam-se durante toda a época.

28 de Abril de 2023
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas