AfaTV Solverde
Instagram AFA
Olho Clínico: A análise de José Alexandre Silva

Já passaram duas semanas desde a última jornada, mas nada dilui a vitória tão importante quanto difícil como foi a do CF U. Lamas em Estarreja. Tinha previsto dificuldades para o líder do campeonato, e elas existiram. A vitória, como foi conseguida, com uma reviravolta, mostra bem o espírito e o caráter da equipa de Fábio Pais. E que chega na hora certa, uma vez que a Florgrade FC tem respondido à pressão de ir atrás do sonho da subida. Mesmo contra um RD Águeda a anos-luz do seu historial, golear por 5-0 é sinónimo de qualidade e de boa forma, o que faz antever um confronto tremendo no Buçaquinho, este domingo. Mas já lá vamos.

Nos dois restantes jogos da fase de apuramento de campeão destaque para a reviravolta do Fiães SC sobre o SC Fermentelos, num jogo impróprio para cardíacos com golos nos minutos finais e, sobretudo, para os três pontos conquistados pela AD Ovarense frente à ADC Lobão, com Gonçalo Semedo a deixar a sua marca de goleador prolífico.

A jornada

Não há como escapar. Quem anda no futebol sabe que há jogos que podem valer muito mais que três pontos. E este, entre a Florgrade FC e o CF U. Lamas pode resolver (quase) tudo, deixar tudo na mesma, ou relançar em definitivo a competição até ao lavar dos cestos. E não, neste confronto não há vantagens ou desvantagens, por jogar em casa ou por ter mais ou menos historial. Dos dois lados do campo vão estar jogadores com muitos jogos nas pernas, neste e noutros campeonatos de nível superior. Vão estar dois treinadores de qualidade. Com valor e futuro. É um jogo, estou certo, que todos quererão liderar, jogar e, também, assistir. Que seja intenso e taticamente forte. Duro e jogado no limite das competências. E isento de polémica. E que ganhe, se for esse o caso, o que for realmente melhor. Ou mais eficaz.  

A manutenção

Inspirado pela veia goleadora do “eterno” Carlitos, o FC Cesarense manteve a senda dos bons resultados no sempre difícil campo do Canedo FC. Com os dois golos, o avançado ajudou a formação de Luís Miguel a conquistar os três pontos, que não resolvem nada de imediato, mas ajudam a manter a esperança bem acesa na manutenção. Principalmente porque a UD Mansores, a Norte, e a AD Valonguense, a Sul, não conseguiram vencer. A destacar ainda o tremendo triunfo do Oliveira do Bairro em Albergaria-a-Velha, com um golo marcado aos 90+4 por Gaio. Um sinal positivo para o mister Zé Carlos, que depois do natural período de adaptação a uma nova realidade, está a mostrar a competência que já se lhe reconhecia nos anos ao leme do AC Cucujães.

A próxima jornada, no âmbito da fuga à descida, traz a (praticamente) última oportunidade da LAAC na Pampilhosa, e a deslocação da AD Valonguense, a precisar de ganhar, ao terreno do motivado Oliveira do Bairro SC. Na zona norte, a UD Mansores sabe que o FC Cesarense é favorito frente ao SC Paivense e, por isso, terá de fazer pela vida na receção ao Canedo FC.

13 de Abril de 2023
AfaTV Solverde
Instagram AFA