Olho Clínico: A análise de José Alexandre Silva

No futebol – como na vida – não há certezas absolutas. Mas há tendências que nos podem indicar o caminho ou a resposta mais provável. Do último domingo, e da vitória do União de Lamas em Lobão, podem-se tirar duas ilações muito importantes: a formação de Fábio Pais é, nesta altura, a mais forte da competição; e André Aranha o jogador mais influente. Com esta vitória, o objetivo de chegar ao Campeonato de Portugal ficou mais perto, mas os obstáculos existem e é preciso manter a assertividade e a clarividência em todos os momentos.

No sentido contrário, a derrota do Fermentelos, em Estarreja, praticamente no último minuto do jogo – num bom golo de cabeça de Tiago Amaral – faz-me lembrar a canção que António Variações celebrizou e que dizia que “quando a cabeça não tem juízo, o corpo é que paga”. Mais do que assacar responsabilidades aos treinadores que se seguiram, a saída de Hugo Oliveira do comando técnico do clube – por motivos que só as partes sabem e podem falar – é o exemplo mais concreto dessas palavras de Variações. A linha que separa uma equipa de ter sucesso ou insucesso desportivo é ténue e o Fermentelos passou de potencial candidato a um grupo que apenas alcançou a manutenção.

A jornada

E por falar em Fermentelos, no domingo, a equipa liderada por Diogo Resende, recebe o Florgrade, num jogo em que a equipa da casa vai querer mostrar a qualidade que tem e que pode colocar em causa a candidatura da formação de André Ribeiro. À Florgrade só a vitória interessa, mas em campo pequeno, o espaço vai ser reduzido. Mais do que jogar bem, os três pontos é que interessam. Jornada fulcral para as contas da subida.

O confronto entre Lobão e Fiães também promete intensidade e uma disputa acérrima pelos pontos. Duas boas equipas que estão a saber competir num dos campeonatos mais equilibrados e com mais talentos dos últimos anos. Já o Lamas tem pela frente um “presente envenenado” na Ovarense. Sem pressão, os vareiros podem discutir o jogo se a equipa da casa facilitar na abordagem.

As contas da manutenção

As vitórias de Mansores – sobre o Paivense – e do Cesarense – contra o São Vicente Pereira -, resolveram praticamente tudo a Norte. Pelo menos quanto às descidas diretas. Até ao final, as duas formações vão lutar ponto a ponto, golo a golo, para ver quem se manterá na competição, alcançando o terceiro lugar do grupo, atrás de Espinho e Canedo.

Já a Sul, o destaque vai para a vitória do Alba no terreno do Valonguense. Não resolve tudo, mas ajuda, uma vez que a distância que as separa agora é de cinco pontos. Por fim, uma palavra para a goleada do Pampilhosa ao Pinheirense, por 7-0. Apesar do último lugar, a seriedade e o trabalho feito pela formação de Pinheiro da Bemposta não pode ser colocado em causa por um resultado destes. Com as armas – e orçamento – que têm, nunca viram a cara à luta e, ainda assim, transferiram o seu goleador para o Tirsense. Podem, e devem, sentir orgulho no percurso feito.

A próxima jornada é decisiva para a LAAC, que recebe o Valonguense, adversário direto que está a sete pontos de diferença. Se ganhar a equipa agora liderada por Paulo Matos, ainda pode tentar chegar à salvação, perdendo ou empatando, praticamente entrega o destino. A Norte, o duelo mais importante será em Espinho, onde os “tigres” recebem o Cesarense, para quem este jogo vale mais do que três pontos, pois o seu rival direto, o Mansores, tem tudo para ganhar em São Vicente Pereira e distanciar-se na tabela.

24 de Março de 2023
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas