AfaTV Solverde
Instagram AFA
Olho Clínico: A análise de José Alexandre Silva

Se queres subir, mesmo, de divisão, não podes desperdiçar vantagens feitas. Muito menos em poucos minutos e em lances tão sem sentido. É esta, certamente, a mensagem que deve ecoar na cabeça de todo o grupo de trabalho da Florgrade, que deixou fugir, por entre os dedos, a vitória caseira frente ao Estarreja. Por muito mérito que tenha - e tem certamente - a equipa exemplarmente orientada pelo mister Rui Valente, a formação vareira só pode, e deve, queixar-se de si própria.

No mesmo sentido, mas com um bocadinho menos de impacto, o União de Lamas não conseguiu desfeitear o Fiães em casa, mesmo jogando algum tempo em superioridade numérica. Com este resultado (e sem escamotear o facto de ainda estar em análise o jogo em Canedo da primeira fase), o Lamas viu o Lobão (que ganhou em Águeda) assumir a liderança da competição, mesmo na antecâmara do confronto entre as duas formações.

A jornada

Como é fácil de perceber, o duelo entre o Lobão e o Lamas é, sem qualquer dúvida, o jogo de uma jornada que promete. Chegando a esta fase como underdog, os lobos têm no banco um mister de enorme qualidade (sempre a estimá-lo Miguel) e um Ministro a governar um onze que foi sempre em crescendo até este momento. Agora, chegou a hora da verdade. A de assumir o estatuto. Já não há volta a dar. E é contra os melhores que se mostra essa fibra. A resposta do Lamas, em campo, será ao nível - estou certo - da sua qualidade e da sua história.

Não é só quando estão no melhor momento que se vê o caráter. É na adversidade. O que vai definir o que será da Florgrade no campeonato é a reação ao mau. Ir ganhar a Fiães será um sinal de que a ambição ainda se mantém. Qualquer outro resultado, dependerá muito do que for feito no campo do Lobão e, nesta altura, ninguém gosta de depender dos outros.

As contas da manutenção

Tal como na fase de promoção, na manutenção, a LAAC (que viu o treinador sair após o jogo) esteve a ganhar 2-0 em casa frente ao Alba, um resultado que a manteria na luta pela manutenção. Mas em pouco mais de meia hora, tudo mudou. E o Alba marcou quatro golos, ganhando três pontos e aumentando o fosso para a formação de Aguada de Cima, que está em lugar de descida. A Norte, o destaque vai, inteirinho, para o Mansores. Mais três pontos - frente a um concorrente direto - e mais 90 minutos sem sofrer golos. Que recuperação extraordinária! Ainda falta muito para acabar a competição, mas as dinâmicas de vitória são tão difíceis de conseguir como de contrariar!

A quarta jornada traz-nos dois jogos importantes. Muito importantes até. A receção do Cesarense ao São Vicente Pereira, na zona norte, e o confronto, na Arrancada, entre Valonguense e Alba. Para a equipa de Luís Miguel é obrigatório sacudir a pressão e ganhar, pois o Mansores recebe o Paivense. Os corvos, por seu lado, têm aqui a derradeira oportunidade de se manterem na luta.

Já Valonguense, num bom momento, recebe o Alba e precisa de pontuar. Não só para não ter de se preocupar com uma surpresa na deslocação da LAAC a Oliveira do Bairro, mas para ir controlando, ao longe, o adversário direto da zona norte, pois nesta altura o Valonguense - com 24 pontos - está em melhor posição que o Cesarense - que tem 19 - e importa, sempre, manter ou, se possível, aumentar essa vantagem.

17 de Março de 2023
AfaTV Solverde
Instagram AFA