Olho Clínico: A análise de José Alexandre Silva

Nas poucas épocas que joguei no principal distrital aveirense – a carreira como guarda-redes terminou aos 25 anos – existia a teoria – uns que dizem que é coincidência, outros conspiração – que o futebol era 11x11 mas que, no final do campeonato, com ou sem poule, subiam sempre as equipas da zona Norte. Passar aquela “ponte” imaginária trazia sempre dissabores às equipas do Sul, que nunca conseguiam dar o salto qualitativo e competitivo.

Naturalmente que em toda a regra há exceção, mas o último domingo foi pródigo em alimentar esse “mito” ou “estória” da superioridade nortenha, pois num cruzamento curioso das quatro equipas do Norte contra as quatro do Sul, a superioridade foi evidente e, salvo na receção da ADC Lobão ao SC Fermentelos, os números mostram isso mesmo. A consequência maior desse “combate” está bem patente e evidente na tabela classificativa, como se a tal fronteira fosse a linha que separa o quarto do quinto.

A jornada

A quarta jornada traz-nos um sempre apetecível CF U. Lamas x Fiães SC, num confronto com muitas histórias e que coloca, frente a frente, duas equipas com objetivos distintos. À equipa da casa todos cobram a obrigatoriedade da vitória, enquanto os forasteiros jogam com o conforto da manutenção já conseguida e com a vontade de mostrar qualidade e serviço. Mesmo a jogar fora, a ADC Lobão é favorita em Águeda, a Florgrade FC tem pela frente uma espécie de “presente envenenado” ao jogar contra um CD Estarreja perito nas transições e o SC Fermentelos vai querer ultrapassar o mau momento na receção à AD Ovarense.

As contas da manutenção

O principal destaque positivo, sem qualquer dúvida, fica para a AD Valonguense, que venceu – e convenceu – o Oliveira do Bairro SC em casa, por 4-1. Três pontos fundamentais e que catapultam a equipa de Arrancada do Vouga para um patamar de confiança que pode, e deve, capitalizar na deslocação de domingo a Pinheiro da Bemposta. Pelo lado negativo, o Canedo FC. A diferença para a UD Mansores é de oito pontos e isso dá à formação de Ricardo Nascimento um conforto na competição, mas já esteve nos treze, e quando se entra em dinâmica de derrota, é muito difícil de contrariar.

No domingo, a Norte, a importância é clara, na receção da UD Mansores, que tem 17 pontos, ao FC Cesarense, com 19. A equipa de Luís Miguel empatou os dois jogos nesta fase – com Canedo FC e SC Paivense – os quais esteve sempre a ganhar, desperdiçando a oportunidade de vencer e de estar confortável na tabela. Já a UD Mansores ganhou os dois jogos, com quatro golos marcados e nenhum sofrido.

A Sul, para além do já referido FC Pinheirense x AD Valonguense, é fulcral, para as duas equipas, o embate entre a LAAC e o SC Alba. Para a equipa de casa é obrigatório ganhar pois só assim mantém-se na luta pela manutenção, mas para o plantel às ordens de Hugo Oliveira, também não há espaço para errar.

10 de Março de 2023
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas