Olho Clínico: A análise de José Alexandre Silva

Mais uma jornada feita e tudo se mantém na luta pela subida. Florgrade FC e CF U. Lamas deram um sinal claro de superioridade nas deslocações a Estarreja e a Fiães, ganhando e deixando tudo em suspenso, com a garantia de que será tudo decidido só na “lavagem dos cestos”.

Quem aproveitou – na luta dos outros – para subir mais uma posição na tabela classificativa, foi a AD Ovarense, que, na receção ao SC Fermentelos, ganhou por 2-1, numa partida equilibrada, com futebol de ataque, e em que os máximos goleadores das duas equipas fizeram o golo da ordem, Tika pelos “pimpões” e Gonçalo Semedo pelos “vareiros”.

A jornada

Todos os jogos até ao final são importantes. Faltam apenas três jornadas, e nenhum dos candidatos pode facilitar. Mesmo jogando em casa. O CF U. Lamas recebe a ADC Lobão, num confronto que facilmente pode descambar para a equipa visitada se não tiver cuidado. Nos últimos dois jogos conseguiram reverter desvantagens, mas a ADC Lobão tem outros argumentos que nem RD Águeda nem Fiães SC possuem.

Já a Florgrade FC, também na pele de anfitrião, defronta o Fiães SC, equipa que, entretanto, anunciou a saída do mister Porto. Esse pode ser um argumento a ter em conta, porque com um novo timoneiro, os fianenses podem apresentar dinâmicas de jogo diferentes. Todas as cautelas são poucas.

Os duelos entre SC Fermentelos x CD Estarreja e RD Águeda x AD Ovarense estou em crer que serão agradáveis de seguir, com um futebol despreocupado e de qualidade ofensiva.

A manutenção

E pronto, acabou. A UD Mansores conseguiu o ponto que precisava para alcançar uma manutenção histórica, premiando um projeto que sofreu poucas alterações com a subida ao campeonato SABSEG e que, mesmo na dificuldade, nunca deixou de acreditar nas pessoas que tinha no grupo de trabalho.

A fava saiu à AD Valonguense que, mesmo tendo ganho, não evitou o destino da despromoção, juntando-se dessa forma à LAAC, FC Pinheirense, ARC S. Vicente Pereira e SC Paivense. A quem desce, vai daqui a minha palavra de apreço. O importante é refletir e perceber o que levou ao desfecho que ninguém queria, certamente. Mas perceber, também, que em qualquer competição, há sempre quem seja campeão, quem se mantenha e quem desça. E isso não obriga, sempre, a que algo tenha corrido mal. Pode apenas significar que alguém foi mais competente, teve mais sorte, marcou mais um golo ou tinha mais argumentos para vencer.

12 de Maio de 2023