AfaTV Solverde
Instagram AFA
Olho Clínico: A análise de José Alexandre Silva

Dois nomes incontornáveis marcaram a segunda jornada da fase de subida. União de Lamas e Estarreja. O primeiro foi vencer ao terreno do Fermentelos (3-1), num confronto que mostrou a força que o União de Lamas tem nesta altura do campeonato. Enredados na “teia” de André Aranha, com dois golos, os lamacenses provaram a fibra de candidato que possuem e colocaram a nu as diferenças para a equipa da casa.

Uma palavra de apreço para o mister Fábio Pais, de apenas 28 anos. Não o conhecia, naturalmente, e fui ver o currículo num dos sites mais conhecidos. Não é fácil ser treinador em qualquer circunstância, mas quando se tem uma estreia destas, a este nível, como responsável principal e à frente de um plantel com a qualidade e a experiência do União de Lamas, só a competência e qualidade do treino e do treinador, suplanta a desconfiança, normal, de quem já andou por outros campeonatos. E se, nesta altura, a equipa joga como joga e respira confiança é porque a ligação entre treinador e plantel é efetiva. Daí o elogio ao mister.

Se Fábio Pais tinha pouca experiência até então, Rui Valente tem de sobeja. E a época, mais uma, de sucesso do Estarreja é sinónimo da liderança forte do treinador. A chegada de Márcio, mais um jogador experiente, veio ajudar a formação da casa a vencer a Ovarense, por dois golos sem resposta. Mais três pontos que ajudaram na ultrapassagem aos vareiros e que lhes permite estar apenas a um ponto do segundo classificado, a Florgrade.

A jornada

A receção da Ovarense à Florgrade tem tudo para ser o jogo da jornada. Mais do que à equipa da casa, que ninguém obriga a que suba, este duelo do concelho de Ovar vai servir para aquilatar, mesmo, em que patamar se situa a candidatura dos visitantes à promoção. É muito importante, fulcral até, ganhar e ganhar bem. Até porque o União de Lamas joga em casa, contra o Águeda, num jogo em que, à partida, com maior ou menor dificuldade vai ganhar.

No entanto, há que estar atento ao jogo entre o Lobão – que perdeu uma oportunidade única de surpreender no terreno da Florgrade – e o Fermentelos. É o sim ou sopas para estabelecer o parâmetro de candidato. Quem tem o estofo para dar o passo em frente.

As contas da Manutenção

LAAC e São Vicente Pereira, bem secundados pelo Mansores, contra um surpreendente – pela negativa – Espinho, foram os principais vencedores da primeira jornada na fase de manutenção, conquistando três pontos que lhes dão alento e esperança.

O importante é perceber se conseguem, ou não, dar sequência à vitória inaugural. A formação de Aguada de Cima, agora reforçada pela qualidade ímpar de um dos melhores marcadores do campeonato, Mário Costa, recebe o Pampilhosa, em primeiro lugar na tabela. É um jogo muito importante para a LAAC, que se conseguir ganhar pode ultrapassar o Valonguense, que recebe o Oliveira do Bairro, ou no limite, baralhar as contas da manutenção. Nota ainda para a importância da receção do Alba ao Pinheirense.

A Norte, o São Vicente Pereira vai testar-se frente a um irreconhecível Espinho e esperar que Mansores, em Canedo, e o Cesarense, na deslocação ao Paivense, percam pontos para aumentar as suas hipóteses de salvamento. Mas a tarefa não se afigura fácil, até porque a pressão para os lados dos “tigres” continua a aumentar. É preciso mostrar qualidade.

3 de Março de 2023
AfaTV Solverde
Instagram AFA