AfaTV Solverde
Instagram AFA
Olho Clínico: A análise de José Alexandre Silva

Depois do arranque da 2.ª fase do Campeonato SABSEG, a AFA TV recrutou um "reforço" bem conhecido: José Alexandre Silva volta a olhar, de forma clínica, para a elite do futebol da Associação de Futebol de Aveiro (AFA), com uma avaliação semanal ao que se joga e ao que acontece para lá do resultado final.

A análise ao arranque do Apuramento de Campeão
No último domingo começou aquela que se espera ser a fase de apuramento de campeão do Campeonato SABSEG mais disputada de sempre. De forma racional e, sobretudo, imparcial, ninguém pode assumir a posição de dar o destaque e o favoritismo, de forma deliberada, a um, ou dois, oponentes. Tem de se olhar, forçosamente, para um escopo maior, alargando, pelo menos, a cinco equipas: União de Lamas, Florgrade, Lobão, Fermentelos e Ovarense.

Naturalmente que depois da primeira jornada concluída é mais fácil colocar a Ovarense no lote ou retirar o Fiães. Mas os factos são os factos, e na minha opinião, a vitória, difícil é certo e em superioridade numérica, dos vareiros sobre os fianenses, foi o resultado mais importante do fim de semana, porque elevou a equipa de Cajó a candidato. O treinador é experiente, o modelo foi sendo trabalhado na primeira fase e com sucesso e tem em Gonçalo Semedo o expoente ofensivo e concretizador.

A próxima jornada
Sabemos, contudo, que no futebol, como na vida, tudo pode mudar numa fração de segundos ou, sendo mais justo, em noventa minutos. E que, numa espécie de dérbi, pela proximidade, a Ovarense pode perder essa aura na deslocação ao terreno do Estarreja, um campo tradicionalmente difícil e que causa sempre dificuldades a quem tem objetivos desportivos maiores.

Mas a vida também vai ser difícil para todos os outros, porque esta fase é assim mesmo. A deslocação do União de Lamas a Fermentelos pode ajudar a dissipar algumas dúvidas sobre a tormenta vivida para os lados da Pateira, com a substituição de Paulo Mendes pelo “miúdo” Diogo Resende. O novo timoneiro do Fermentelos tem a vantagem de conhecer os cantos à casa, os jogadores do plantel e de ter a ambição de mostrar serviço, mas vai defrontar uma equipa construída para subir e que tem em André Aranha e Filipe Melo jogadores de outra dimensão. Este é, para mim, o jogo mais importante de jornada, ainda que será importante perceber o que vai sair do confronto entre a Florgrade, que já viveu momentos muito melhores no início da época, contra o underdog mais cotado e preparado para ser a principal surpresa da competição, o Lobão.

A Fase de Manutenção/Descida
Vale o que vale, mas sabendo-se que à partida ninguém descerá do Campeonato de Portugal, o modelo competitivo da zona de manutenção permite pensar que a Norte haverá pouco espaço para surpresas. Podem acontecer, é certo, porque a bola é redonda e as dinâmicas de vitória podem ser avassaladoras, mas a grande dúvida está na capacidade de superação do Mansores em relação ao Cesarense, se os seis pontos que os separam serão um fosso difícil de superar. No entanto, o São Vicente Pereira já nos mostrou que no futebol não há impossíveis. A primeira jornada pode marcar aqui alguma diferença, com o encontro entre os “corvos” e o Paivense.

A Sul, tudo mais confuso. Muito mais equilibrado, ninguém está afastado, até porque o último classificado, neste caso um par composto por LAAC e Pinheirense, tem 13 pontos e está somente a seis pontos de diferença para o Alba, em terceiro nesta fase. Todos os jogos serão fulcrais para a grande parte das equipas. Esta jornada terá, a exemplo da zona norte, o confronto entre os últimos classificados, que jogam em Pinheiro da Bemposta muito mais do que apenas três pontos.

24 de Fevereiro de 2023
AfaTV Solverde
Instagram AFA