Obras da primeira fase da Aldeia do Futebol da AFA concluídas até agosto

Superados alguns condicionalismos devido à pandemia de Covid-19, foram retomadas as obras na Aldeia do Futebol da AFA, cuja primeira fase estará concluída até agosto. Ela contempla a construção de dois campos de relva sintética, um de futebol de 11 e outro de 7, seis balneários, bancada e respetiva cobertura, iluminação e vedação. Alberto Roque, engenheiro e membro da Associação de Futebol de Aveiro, que coordena a obra, realça que “o tempo perdido está a ser recuperado após uma paragem de três semanas”.

Os trabalhos junto ao Estádio Municipal de Aveiro vêm sendo condicionados devido à pandemia de Covid-19 e às condições climatéricas das últimas semanas, cuja pluviosidade impossibilitou a movimentação de terras. Outra condicionante surgiu dos resultados dos ensaios geotécnicos, dada a baixa capacidade de carga dos solos. Ainda assim, Alberto Roque garante que, “à parte dos condicionalismos, está-se a recuperar o tempo perdido”. “Julgo que, a manter este ritmo, as obras da primeira fase estarão concluídas entre julho e agosto”, refere.

Até ao momento, foram finalizados os trabalhos no reservatório de águas, foi executado o furo hertziano de captação de águas para alimentação dos sistemas de rega dos relvados, e concluída a construção da estrutura da bancada. Em execução continua o muro de vedação, as fundações dos postes de iluminação e os trabalhos de pichelaria na bancada.

O projeto da Aldeia do Futebol de Aveiro contempla dois campos de relva sintética, um destinado ao futebol de 11 e outro ao futebol de 7, dez balneários, uma área dedicada ao futebol de praia e um pavilhão, que vão albergar os trabalhos das diversas seleções distritais. Para lá dos espaços desportivos, o projeto prevê a construção de uma nova sede social da AFA, onde funcionará a área administrativa do organismo.

A obra, que será edificada por fases, surge da integração da AFA no programa lançado pela Federação Portuguesa de Futebol “Uma associação, uma academia”, que visa dotar as associações de todo o país de centros técnicos, com a AFA a efetivar ainda uma parceria com a autarquia aveirense para a implantação da infraestrutura na zona envolvente ao Estádio Municipal de Aveiro.

8 de Maio de 2020
Vítor Hugo Carmo
geral@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas