O regresso feliz de Maria Carolina ao futebol com direito a prémio de MVP

A pandemia de Covid-19 levou-a a deixar em suspenso o sonho de poder vingar no futebol, mas o regresso, insigne, deu-lhe ainda mais força para continuar a persegui-lo. Aos 16 anos, Maria Carolina, médio da AD Argoncilhe, foi eleita a Atleta do Ano, em futebol de 9, em Aveiro, vendo nisso “uma recompensa muito boa” pelo trabalho realizado ao longo desta época.

Há quatro anos, quando o mundo parou devido a um coronavírus até então desconhecido, Maria, que ia na sexta temporada na AD Grijó, decidiu deixar o futebol. “Não quis jogar mais”, recorda. Porém, um contacto da AD Argoncilhe, há um ano, fê-la repensar a decisão que havia tomado e em boa hora o fez.

A primeira época em Aveiro ficará, certamente, cravada na sua memória. Tanto por ter sido a que marcou o regresso ao futebol, como pelo prémio de MVP do Campeonato Distrital de Sub-19 que recebeu na Gala do Centenário da AFA. “É muito positivo e um sinal de que o trabalho feito ao longo da época, por mim, pelas minhas colegas, pelos diretores e pelos treinadores, foi muito bom”, confessa.

Familiares e amigos “ficaram muito felizes” pelo prémio que recebeu. “Deram-me os parabéns e alguns amigos disseram que eu era um exemplo para eles. Os meus familiares ficaram um bocado surpreendidos, porque não estávamos mesmo a contar que, no primeiro ano, acontecesse isto tudo”, conta.

Para além desta distinção, Maria Carolina foca como pontos positivos desta temporada os objetivos coletivos que foram alcançados - “ter uma melhor posição no campeonato e menos golos sofridos em relação à época passada” - e as chamadas à seleção distrital. “Era algo que não estava nos meus planos”, assume.

Fã de Kika Nazareth (SL Benfica) e Kevin De Bruyne (Manchester City), a jovem, de 16 anos, partilha o sonho de “chegar onde eles estão neste momento”. Fora das quatro linhas, pretende seguir a área da fisioterapia, para não perder a ligação ao mundo do desporto.

9 ideal no futebol feminino: Matilde Valente (Clube de Albergaria), Tinoco (JuveForce), Sara Rocha (Clube de Albergaria), Luana Rodrigues (FC Cortegaça), Beatriz Reis (Clube de Albergaria), Beatriz Barroso (CD Feirense), Maria Carolina (AD Argoncilhe), Lara Alegre (Clube de Albergaria) e Iara Silva (CD Loureiro)
Atleta do Ano: Maria Carolina (AD Argoncilhe)

Fotografia
Diogo Pereira | AFA

21 de Junho de 2024
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Equipas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas