AfaTV Solverde
Instagram AFA
O balão de oxigénio do SC Espinho e a chegada da AD Sanjoanense ao pódio da Série D do Campeonato de Portugal

O SC Espinho está de volta às vitórias no Campeonato de Portugal e, com isso, ganhou um balão de oxigénio na corrida pela manutenção naquele escalão. Isto numa jornada em que o Anadia FC manteve o estatuto de imbatível, com um empate em Lourosa, e a AD Sanjoanense subiu ao pódio da Série D. No futsal feminino, o Novasemente/Cavalinho abriu a fase de apuramento do próximo campeão nacional com um empate, em Vermoim.

Na Liga Portugal 2 SABSEG, o CD Feirense deixou fugir dois pontos em Penafiel (2-2), onde esteve a vencer até ao tempo de compensação. Os durienses até foram os primeiros a marcar, por João Amorim, mas os “fogaceiros” deram a volta por Fabrício, de penálti, e Marcus. Já para lá do minuto 90, Franco, com um pontapé de bicicleta, repôs a igualdade.

Igualmente empatado terminou o duelo entre UD Oliveirense e Varzim. A equipa de Oliveira de Azeméis adiantou-se cedo no marcador, por Jorge Teixeira, mas permitiu o empate à entrada do último quarto de hora, por Ahmed, de grande penalidade. Por fim, o FC Arouca foi derrotado pelo Chaves (2-1). Luís Rocha bisou pelos transmontanos, tendo Arsénio reduzido para os arouquenses.

Quanto à Série D do Campeonato de Portugal, que viu o dérbi de hoje entre SC Beira-Mar e RD Águeda ser adiado devido à existência de seis casos positivos de Covid-19 no plantel aguedense, o Lusitânia de Lourosa FC falhou o assalto à liderança depois do empate a uma bola diante do Anadia FC, que segue imbatível na prova. Frederic Maciel adiantou os lusitanistas aos 38 minutos, instantes antes de Ministro ter sido expulso, deixando a equipa orientada por Henrique Nunes reduzida a dez elementos. O Anadia FC abriu a segunda parte com uma bola no poste, por Tiago Melo, e acabaria mesmo por chegar à igualdade, aos 77 minutos, por intermédio de Pio Júnior.

Ainda na Série D, o SC São João de Ver não saiu do nulo na receção ao Lusitano, num jogo em que Vieirinha atirou à barra da baliza defendida por Ruca, e a AD Sanjoanense venceu, pela margem mínima, na casa do Vila Cortez (1-0). Jean Paul, em cima do minuto 90, apontou o único golo do encontro. Por fim, destaque para o regresso aos triunfos do SC Espinho no campeonato, quatro derrotas depois. Miguel Pereira, aos 67 minutos, desbloqueou o jogo diante do Valadares.

No futebol feminino, o Clube de Albergaria/Durit sofreu a primeira derrota na fase de apuramento do campeão da Liga BPI na receção ao Benfica (4-0). Na fase de manutenção, o Fiães SC perdeu no reduto do Cadima por 2-1. Ana Silva apontou o tento de honra das fianenses.

Futsal feminino: Novasemente empata na fase de campeão
No que toca ao futsal, o GRC Dínamo Sanjoanense perdeu na visita ao pavilhão do Belenenses por 3-2, em jogo a contar para a Liga Placard. Os lisboetas chegaram a estar a vencer por três golos de diferença, mas Fernando Costa e Francisco Leitão encurtaram a distância no marcador nos derradeiros cinco minutos do encontro. Quanto ao FC Azeméis by Noxae foi forçado a adiar o jogo com o Portimonense devido à deteção de casos positivos de Covid-19 no plantel.

Já no futsal feminino, o Novasemente/Cavalinho abriu a fase de apuramento de campeão com um empate, a dois golos, no reduto do Vermoim. Bianca Costa deixou, por duas vezes, as espinhenses na frente do resultado, mas as locais conseguiram anular ambas as desvantagens. Na fase de manutenção na 1.ª Divisão Nacional, o jogo entre o Golpilheira e o Lusitânia de Lourosa FC foi adiado, devido ao piso escorregadio do Pavilhão Municipal da Batalha.

Fotografia
Direitos Reservados

25 de Janeiro de 2021
AfaTV Solverde
Instagram AFA