Nuno Rosas homenageado pelos 500 jogos enquanto sénior: “Fico feliz por ter conquistado o que conquistei”

Vinte anos depois de se ter estreado como sénior, Nuno Rosas cumpriu o jogo 500 da carreira ao serviço do GD São Roque, clube onde, ainda adolescente, deu os primeiros pontapés na bola e que lhe dedicou uma sentida homenagem antes do jogo do último fim de semana, frente à AD Nogueira da Regedoura, para a 1.ª Divisão Distrital. Uma longa-metragem que se conta com vitórias e mais de 50 golos apontados, com alegrias e também alguns dissabores, mas que prova, acima de tudo, que “o futebol é muito mais do que um jogo”.

Apenas dois dias depois de ter completado 39 anos, Rosas estava de volta ao Complexo Desportivo do Calvário, em Oliveira de Azeméis, para fazer o que mais gosta. De braçadeira posta no braço, subiu ao relvado pronto para mais uma 'batalha', mas aquele não era um jogo como os outros e ele “suspeitava” que algo de diferente poderia acontecer.

Tinha razão. O GD São Roque preparou-lhe uma homenagem por atingir, precisamente naquela data, a impressionante marca de 500 jogos como sénior, cerimónia em que marcou presença Carlos Correia, presidente da mesa da Assembleia Geral da Associação de Futebol de Aveiro, entre outras personalidades.

Perante aquele cenário, Rosas não conseguiu esconder as emoções. “Foi um sentimento de olhar para estes anos todos no futebol, lembrar os sacrifícios e os obstáculos que tive que ultrapassar, e ter a família ali perto, que me suporta todos os dias para poder ir aos treinos e aos jogos. Foi um momento que me tocou mais. Parece que os astros se alinharam para ser naquele dia”, confessa.

Na memória, o defesa central continua a ter bem presente o jogo em que esta contagem se iniciou. Aconteceu em Sátão, no distrito de Viseu, ao serviço do FC Cesarense, corria o ano de 2004. “Foi na antiga 3.ª Divisão, Série C. Ganhámos 3-2 e joguei os 90 minutos”, diz, sem hesitações, ele que construiu um currículo recheado, nas últimas duas décadas. “Conquistei vários títulos. A nível distrital, consegui subir as divisões todas e em duas delas fui campeão, na 2.ª Divisão e no Campeonato SABSEG. Já ganhei a Taça de Aveiro e subi da 3.ª Divisão Nacional à 2.ª Divisão B, que agora chama-se Liga 3. Foi o patamar mais alto em que estive”, enumera.

Os troféus ficam para a posterioridade, mas Rosas, que representou ainda a JD Carregosense, o FC Macieirense e a ADC Lobão, não esquece todos aqueles com quem se cruzou nesta caminhada, “sejam colegas de equipa, adversários, diretores ou adeptos”. “Esta história não se faz sozinho. Tenho recebido imensas mensagens. Isso demonstra que o futebol é mais do que um jogo nas quatro linhas, mais do que uma vitória ou uma derrota”, frisa.

Com o corpo a pedir descanso e a vida familiar a ganhar outra preponderância, Rosas já definiu que esta será a sua última temporada enquanto sénior. Prolongou a carreira até aos 39 anos pelo “gosto e a paixão pelo futebol”, que o levaram a deixar uma herança relevante a vários níveis.

“Quando comecei, com 13 anos, não tive a formação que, hoje, a maior parte dos miúdos têm. Reconheço que não tinha grandes habilidades técnicas, mas a minha vontade, humildade e o trabalho fizeram com que fosse evoluindo e chegasse aonde cheguei. Fico feliz por ter conquistado o que conquistei”, refere.

“Sendo um jogador amador, sempre levei o futebol com profissionalismo”, acrescenta, ele que elege como ídolo Sérgio Bruno, que era o capitão do FC Cesarense quando Rosas se estreou como sénior. “Era central e revia-me no mais velho do clube, nos comportamentos, na atitude e na pessoa”, conclui.

Dupla comanda na Zona Norte
Ao empatar com a AD Nogueira da Regedoura (2-2), o GD São Roque foi apanhado na liderança da Zona Norte da 1.ª Divisão Distrital pelo FC Cesarense, que bateu o RC Nogueirense por 3-0. A um ponto desta dupla segue a AD Argoncilhe, que venceu, pela margem mínima, a ACRD Mosteirô (1-0).

ARC São Vicente Pereira e Romariz FC empataram a uma bola, enquanto SC Paivense e JD Carregosense derrotaram, fora de portas, a UD Mansores (0-1) e o GD Ronda (1-2), por esta ordem. Já o CD Arrifanense bateu a Geração RD por 1-0.

Na Zona Sul, o CD Estarreja ganhou em Calvão por 0-3, com Luccas Marques a bisar, a AD Valonguense triunfou em Vale de Cambra por 1-2, com um 'bis' de Valter Tavares, e a UD Mourisquense superou o SC Beira-Mar B por 6-2, com um Hugo Sousa a completar um 'hat-trick'.

CR Antes e UD Bustos derrotaram, em ambos os casos por 2-0, o SC Fermentelos e a ADC Vila Nova de Monsarros, numa jornada em que o Anadia FC SAD B ganhou, por 6-1, à LAAC, com Zakhar a marcar por três vezes, e o GD Mealhada levou a melhor diante do FC Pinheirense (4-0).

Fotografia
Grupo Desportivo São Roque

11 de Dezembro de 2024