"Nunca tinha marcado tantos golos"
No último fim de semana, ninguém marcou tantos golos nos campeonatos nacionais quanto Carolina Almeida, do Arouca. Foram seis, na goleada por 13-1 ao Nelas, e o “culpado” foi o técnico Paulo Mendes, que a passou de extremo a ponta de lança, com os resultados que se conhecem. “Foi um jogo perfeito”, admite a jovem arouquense, que se diz orgulhosa por representar o clube da terra.

Desde muito cedo que o futebol faz parte da vida de Carolina. “Tive uma grande influência por parte dos meus primos. Passamos grande parte da nossa infância a jogar à bola em casa da minha avó”, conta a atleta, uma aficionada pelo desporto.

Praticou natação durante vários anos, mas a paixão pela bola haveria de falar mais alto na época passada. “Comecei a jogar futebol federado no Centro Juvenil de Salesianos de Arouca, e foi assim que tudo começou”, recorda.

Frente ao Nelas, viveu o jogo da sua vida, ao apontar seis dos 13 golos marcados pelo Arouca. Carolina “nunca tinha marcado tantos golos” num só jogo, um registo que deixou as companheiras “orgulhosas” e a dizerem-lhe que “dava uma boa ponta de lança”.

“Isso é uma decisão do treinador, mas até gostava de jogar nessa posição”, atalha Carolina, que corre pelo título de melhor marcadora do Campeonato de Promoção. “Acredito e vou lutar por isso”, garante.


Coletivamente, espera ajudar o Arouca a “alcançar um dos primeiros três lugares” da Série C do Campeonato de Promoção, ela que estuda Engenharia e Gestão Industrial, em Aveiro.

Primodivisionárias em grande
A goleada ao “lanterna-vermelha” Nelas  - Sandra, que completou um "hat-trick", Filipa e três autogolos completaram o resultado - deixa o Arouca na sexta posição de uma tabela que continua a ser liderada pela Ovarense, que goleou o Fiães por 8-0. Noémia Baptista, com um “póquer”, foi a figura do encontro, tendo Nela Lage, Mariana Campino, Susana e um autogolo fechado o resultado.

Igualado na tabela surge o Murtoense, que venceu o Cucujães por 2-0, graças aos tentos de Ticha e Esquerdinha. Quanto ao Eirolense, empatou a um golo na casa da Fundação Laura Santos. Lili Silva marcou pelas visitantes.

Na Série B, o Argoncilhe perdeu em Pedroso por 3-1. O tento de honra das argoncilhenses foi marcado por Mariana Pereira.

Quanto ao Campeonato Nacional Allianz, o Clube Albergaria/Mazel voltou aos triunfos. Na casa do Ouriense, vitória por 3-0, com golos de Joana Baptista, Daniela Silva e Rita Martel.

Já o Ferreirense, venceu na receção ao Viseu 2001 (2-0). Pisca foi a figura da partida, ao bisar.

Fotografia
Futebol Feminino em Portugal
13 de Dezembro de 2016
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt