Município de Arouca aposta no virtual para manter torneio interfreguesias vivo

Pela segunda vez na sua história, o torneio interfreguesias de futebol juvenil de Arouca, levado a cabo pela autarquia local, não se irá realizar, devido à pandemia do novo coronavírus, que continua a assolar o país. De forma a minimizar os constrangimentos derivados do cancelamento da 35.ª edição da prova, a organização decidiu organizar um torneio virtual, que será disputado por dez freguesias daquele concelho.

A competição arrancou na última semana e estender-se-á até ao final do mês, estando a final agendada para as 21h35 do dia 31 de julho. Cada freguesia será representada por “miúdos que já participaram e, à partida, iriam participar de novo” no torneio, revela Miguel Ferreira, técnico superior e responsável pelo desporto na Câmara Municipal de Arouca.

Foi sua a ideia de criar um torneio virtual, que pudesse, de alguma forma, manter o legado de um dos marcos do calendário desportivo local. O responsável considera que o formato desenhado para a prova é “perfeito”, ressalvando que “praticamente todas as freguesias” do concelho estão representadas na competição. Participam no evento as freguesias de Arouca, Burgo, União de Freguesias de Canelas e Espiunca, Chave, Fermedo, Mansores, Moldes, Santa Eulália, Urrô e Várzea, sendo que cada jovem joga com a equipa com o nome da sua freguesia, a qual foi editada com os nomes dos atletas que iriam participar na prova.

Foi organizada uma pequena cerimónia de abertura, transmitida nas redes sociais do município de Arouca, na qual foi feita uma retrospetiva histórica do torneio. Foram, igualmente, apresentados os jovens que representam cada uma das dez freguesias em prova. Diariamente, serão transmitidos dois jogos, previamente gravados, da fase de grupos e do apuramento das equipas que ficarão colocadas entre o 10.º ao 4.º lugar. Quanto às meias-finais, agendadas para 30 de julho, e a final, no dia seguinte, serão transmitidas em direto, na página de Facebook da autarquia.

Uma nova forma de viver o futebol
Com o mundo real em suspenso desde meados de março, devido à pandemia de Covid-19, os amantes do desporto-rei foram obrigados a encontrar formas alternativas de manterem viva a paixão pelo jogo. Os fãs e os promotores das competições, uma vez que a retoma sem quaisquer constrangimentos ainda não se vislumbra no horizonte.

Como tal, os e-Sports (desporto eletrónico) começaram a ser vistos como uma alternativa a explorar com maior afinco. Para lá das competições oficiais do mundo virtual, não estranhou o crescimento de torneios de simuladores de futebol que juntaram vários craques da vida real. A Liga Portugal, à semelhança de muitos dos mais importantes campeonatos europeus, aderiu à ideia e organizou um torneio disputado por um atleta em representação do seu clube na Liga NOS. Os jogos foram transmitidos em direto, sendo que alguns tiveram honras de reportagens em jornais nacionais.

Noutro contexto, mais solidário, o Continente e a Federação Portuguesa de Futebol também levaram a cabo um torneio de futebol virtual, denominado Continente Family Cup, sendo que parte dos prémios foram doados, pela família vencedora, a uma instituição solidária à sua escolha.

Fotografia
Câmara Municipal de Arouca

11 de Julho de 2020
Rui Santos
ruisantos@afatv.pt
Banner Seaside Promo
Instagram AFA
Notícias Relacionadas
Categorias
Tags
Facebook
Notícias Mais Lidas